Ipaam celebra Semana do Meio Ambiente com mostra de ações de fiscalização para sensibilizar sociedade

Manaus – Com objetivo de mostrar à sociedade os desafios dos agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazona (Ipaam), na fiscalização de uma imensa aera, de 1.570.745,680 km² que possui o Estado do Amazonas, o Governo do Amazonas vai realizar a I Mostra das Ações de Fiscalização do Ipaam.

O evento acontece entre os dias 3 a 7 de junho, no espaço ECAM do Manauara Shopping, piso Açaí (G3), em celebração à semana do meio ambiente 2013.

Os visitantes vão conhecer, por meio de fotos, as ações dos fiscais do IPaam no cumprimento de sua missão de proteger a natureza e coibir práticas que atentam contra o patrimônio natural, contra a economia e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Materiais, equipamentos e armadilhas que são apreendidos durante as fiscalizações também serão expostos no espaço ECAM, como por exemplo arpões, motosserras, malhadeiras, couros de sucuruí e couros de onça, somando 30 peças.

“Ouve-se falar em motosserras, mas imagino que há crianças que nunca viram uma delas, que não sabem o que é um arpão e como ele fere e mata a fauna. Tão pouco sabem os prejuízos causados por uma baladeira. A Mostra é uma ótima oportunidade para pais e filhos obterem mais conhecimentos do universo que envolve os crimes ambientais”, disse o gerente de fiscalização do Instituto, Raimundo Chuvas, idealizador da exposição.

Segundo o gerente, vencer as distâncias e a geografia do Amazonas é a principal dificuldade dos fiscais. Por causa disso, uma missão de fiscalização representa a permanência de no mínimo dez dias em meio à floresta, pelos rios, ramais, valendo-se de barcos, voadeiras, muitas vezes horas a pé. Uma missão de fiscalização não custa menos que R$ 5 mil.

Este ano, o Ipaam já realizou cinco missões de fiscalização. Em 2012, foram realizadas 15 missões. O ilícito ambiental de maior ocorrência nas fiscalizações é o abate, transporte e venda ilegal de madeira. A pesca e caça ilegais estão na segunda posição de ilícitos ambientais de maior ocorrência no Amazonas.

O presidente do Ipaam, Antonio Stroski, disse que a Mostra das Ações de Fiscalização promovida pelo Instituto vai permitir que a sociedade conheça um pouco mais a complexidade deste trabalho, a logística, os perigos que passam os fiscais, a crueldade à fauna, o extermínio de espécies animais e vegetais, os prejuízos ao ser humano.

A Mostra acontece no Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus, com acesso pelas avenidas Mário Ypiranga Monteiro e Humberto Calderaro Filho, no período de 3 a 7 de junho. A entrada é grátis e durante todo o tempo da Mostra fiscais do Ipaam estarão presentes para responder perguntas e dialogar com os visitantes.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.