Interior de Roraima: produtores de banana estão “ilhados”

Produtores da região Sul de Roraima continuam enfrentando as condições precárias das estradas, que têm prejudicado constantemente o escoamento dos produtos cultivados nas localidades.

Um exemplo é a vicinal 05 do Município de Caroebe, um dos maiores produtores de banana do Estado, que fica impossibilitado de transportar a produção que abastece o mercado de Manaus (AM) e de Boa Vista.

Por semana, Caroebe produz 15 caminhões de banana. É da exportação dessas frutas que as cerca de 90 famílias que residem no local tiram o sustento, a principal atividade da região. Eles dependem da boa trafegabilidade da vicinal para o escoamento, o que está ficando cada vez mais impossível.

“Com as chuvas do inverno, muitas vicinais estão intransitáveis e outras bloqueadas pelas péssimas condições de conservação e manutenção. A vicinal 05 de Caroebe é uma dessas estradas. A região é a maior produtora de banana do Estado e produz aproximadamente 15 caminhões de banana por semana, que são exportadas para Manaus e Boa Vista. É dessa atividade que sobrevivemos e dependemos diretamente da vicinal 05”, afirmou o produtor João Batista.

Outros problemas ocasionados pela falta de pavimentação da via é o acesso de crianças à escola e o atendimento médico na sede do município, que fica a cerca de 20 km. As férias escolares tiveram que iniciar antes da conclusão do segundo bimestre letivo, pois os alunos não estavam conseguindo sair da vicinal para ir às aulas. Na ocasião, os pais foram informados que até o inicio das aulas a estrada seria consertada, mas até o momento isso nada foi feito.

(Folha BV) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.