Inpa recebe terceira Etapa do Campeonato de Orientação do Amazonas

(Foto: Divulgação)

No próximo domingo (20), o Corasa em parceria com o Inpa realiza Prova de Orientação de Selva no Bosque da Ciência. As inscrições estão abertas.

Uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus (AM). Com o objetivo de promover ciência e esporte, o Clube de Orientação da Agremiação dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA), em parceira com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realizam no próximo domingo (20) a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas. A atividade, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa, começa a partir das 9h, no Bosque da Ciência no Instituto, localizado na rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, zona centro sul da cidade.

As inscrições estão abertas e os interessados devem encaminhar um e-mail para [email protected] O valor da inscrição é de R$25 (para atletas) e R$20 (para sócios da Asa). “O ambiente para a realização do circuito já foi visitado pela comissão organizadora, para ser feito um levantamento e mapeamento do local da prova”, disse Carlos Bueno, pesquisador e coordenador de Extensão do Inpa.

Para a competição estão disponíveis 44 categorias dividas entre homens, mulheres e participantes acompanhados. Os três primeiros colocados de cada uma serão premiados com medalhas.

O percurso varia conforme o grau de dificuldade e é escolhido pelo participante no ato da inscrição. “Para as categorias “novato” (N) serão utilizadas as trilhas convencionais do Bosque, e para as categorias “difícil” (B), “muito difícil” (A) e “elite” (E) serão utilizadas, além das trilhas convencionais, as trilhas não convencionais”, explica Carlos Alberto de Almeida, diretor-presidente do Corasa.

A categoria elite fará sua orientação também pelo meio da floresta seguindo o azimute dado pela bússola, segundo a orientação do mapa. Mais informações pelos telefones: (92) 3659-1203 e (92) 8275-3406. Outras atividades esportivas também fazem parte da SNCT, como o Desafio da Reserva Ducke e a Pedalada Científica, nos dias 20 e 24 de outubro, respectivamente.

A SNCT

A prova faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013) realizada em Manaus pelo Inpa e instituições parceiras. Em todo o Brasil a SNCT, contabiliza até o momento 7.132 atividades cadastradas, 363 cidades brasileiras e 472 instituições ligadas à semana.

No Amazonas estão previstas 275 atividades com 35 instituições envolvidas, dentre elas o Inpa, além de órgãos ligados a secretaria estadual de ciência e tecnologia.

As atividades que acontecem durante a semana são variadas: tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas; visita de cientistas às escolas; dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; exibição de filmes e vídeos científicos (Programa Ver Ciência), excursões científicas dentre outras.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.