Indignas registram BO contra a coordenadora do DSEI em Parintins

indígenas fazem bO contra a coordenadora do DSEI, Parintins
indígenas fazem bO contra a coordenadora do DSEI, Parintins
indígenas fazem BO contra a coordenadora do DSEI, Parintins

Parintins, AM – Hoje, 31, pela manhã um grupo de indígenas registrou boletim de ocorrência (B.O.) na 3ª DIP, Delegacia Interativa de Polícia, no Itaúna, acusando de racismo a coordenadora do DSEI/Parintins (Distrito Sanitário Especial Indígena), Paula Cristina Rodrigues.

Cocar na cabeça e pinturas corporais apontavam para uma atitude mais fervorosa dos indígenas da etnia Sateré-Mawé e Hixkaryana que compareceram à delegacia. O grupo afirma que realiza uma ação pacífica, mas que não vai tolerar desrespeito e nenhum tipo de discriminação.

O presidente do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé, Antônio Tibúrcio Neto, afirma que Paula Cristina está desrespeitando as lideranças, os conselhos e os tuxauas. Ele pede a saída dela da coordenação do DSEI/Parintins.

O Tuxaua da aldeia Kassawa Levi Feya, da tribo Hixkaryana, acusa Paula Cristina de discriminação. “Viemos aqui porque dona Paula chamou nós de baderneiros, fazendo discriminação. Ela não respeita com a gente povos Hixkaryana e Sateré-Mawé. Os Saterés e Hiskayanos não são burros e estamos procurando nossos direitos”, afirma.

O advogado Tito Menezes acompanha o caso e afirma que esses tuxauas representam cerca de 15 mil indígenas. Segundo ele, a acusada incorre no Artigo 20 da Lei 7716/89 que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena para este tipo de crime é reclusão de um a três anos e multa. “Ela chamou as lideranças indígenas de forma pejorativa”, destaca.

O B.O foi registrado e a coordenadora do DSEI deve ser chamada para dar depoimento. Paula Cristina ainda não se pronunciou sobre as acusações. Ela é vítima de uma manifestação indígena que pedem a saída dela da coordenação do DSEI. Há uma semana o movimento realiza ocupação no prédio da Sesai/Parintins (Secretaria Especial de Saúde Indígena), localizado na rua Silva Campos, Centro.

Amazonianarede-Reporter Parintins

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.