Inaugurada nova sede do 29º DIP e o Centro Integrado de Segurança na zona leste

Manaus – O governador Omar Aziz inaugurou nesta terça-feira, 30 de abril, duas novas estruturas de segurança na zona leste de Manaus – o 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP) no bairro Mauazinho e o Centro Integrado de Segurança (CIS), na avenida Grande Circular.

As novas estruturas, mais amplas e com tecnologia moderna, fazem parte dos investimentos do Governo do Amazonas na área de segurança e reforçam a operação do programa Ronda no Bairro na área.

“Em apenas dois anos, estamos construindo 13 novos DIPs na cidade de Manaus. Quando assumi o governo havia 17 e agora são 30, quase o dobro. O objetivo é aumentar a presença da polícia junto à população, como estamos fazendo aqui no Mauazinho, que não possuía delegacia e passou a ter uma com a chegada do Ronda no Bairro”, destaca o governador. Segundo ele, o programa é um marco na segurança pública por se constituir no maior investimento da história na área. “Nós hoje temos uma política de segurança pública. Não é uma política do faz de conta. É real, com a presença permanente da polícia, com viaturas, motos e policiais fazendo a ronda na cidade”.

O 29º DIP, que estava funcionando temporariamente numa estrutura improvisada, desde a implantação do programa, em julho do ano passado, recebeu do Governo do Estado um investimento de R$ 3.021.876,12 e vai abrigar também o comando do Ronda no Bairro na área, facilitando ainda mais a atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar na zona leste.

Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, o 29º DIP, junto com toda a estrutura do Ronda no Bairro na área, garante a segurança de 29 mil moradores do Mauazinho, Parque Mauá, Santa Felicidade e 2ª etapa do Distrito Industrial. “Neste ato estamos entregando ainda o CIS da zona leste, que compreende oito DIPs e atende uma população de 450 mil moradores. Com isso, as pessoas, seus domicílios e seus bens passam a ser ainda mais valorizados e resguardados pela presença constante das polícias nas ruas”, disse Vital.

A chegada do Ronda no Bairro no Mauazinho foi fundamental para a redução dos índices de criminalidade no bairro, até então conhecido como “área vermelha” do crime. Conforme as estatísticas da Secretaria Executiva do programa, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), no período de agosto a dezembro de 2012, depois da implantação do programa, houve redução média de 41% na ocorrência de crimes, em relação a igual período de 2011. Este ano, de janeiro a abril, registrou-se redução de 23%, em comparação com o mesmo período de 2012.

De acordo com dados estatísticos, nos quatro primeiros meses de 2013 foram registrados três casos de homicídios no Mauazinho, contra dez casos em iguais meses de 2012. A quantidade de roubos reduziu 51% no bairro, caindo de 121 para 59 casos no mesmo período de comparação.

No novo 29º DIP, além do atendimento e registro de ocorrências, também está funcionando um núcleo do “Programa Ame a Vida”, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e vai oferecer à população atendimento psicossocial, informou o delegado titular da unidade, Jamilson Pacheco. “Nós já orientamos a população, que muitas vezes nos procura para tratar de questões que não são policiais. Com o ‘Ame a Vida’, vamos poder prestar melhor esse apoio”.

O prédio de dois andares, equipado com elevador para pessoas com deficiência, tem ainda salas para o funcionamento do Conselho Comunitário e um auditório para realização de palestras e reuniões entre a polícia e os comunitários.

De acordo com o secretário executivo do Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares, as Polícias Civil e Militar já utilizam o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como parte do processo de integração, principalmente no registro de dados de ocorrências e, com a inauguração do 29º DIP, passam a contar com um moderno e bem estruturado espaço de atendimento à população da área.

CIS zona leste – Também foi inaugurado oficialmente, nesta terça-feira, o Centro Integrado de Segurança (CIS) da zona leste, onde funcionam o Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, a Seccional Leste e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros e de Crimes de Trânsito, além de um grupamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

No CIS estarão centralizadas informações sobre os oito Distritos Integrados de Polícia da zona leste, como explica o tenente-coronel Júlio Alberto Simonetti, comandante do CPA Leste. “A nova sede tem uma excelente estrutura que vai possibilitar um melhor atendimento ao público, além de receber informações de todos os DIPs”.

Foto – Alex Pazuello – Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.