IDAM beneficia agricultores familiares com excursão sobre plantio de mandioca

06-07plantioCom objetivo de melhorar a atividade plantio de mandioca adubada de agricultores familiares no município de Coarí (a 368 quilômetros de Manaus), os extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizaram no início do mês de julho, uma excursão a Unidade de Demonstração, na Comunidade São Pedro, que fica na margem direita do rio Solimões, distante 40 minutos da sede do município. Participaram da ação mais de 20 agricultores familiares da estrada Coarí/Itapeua, das comunidades Isidoro, Vila Lira, São Pedro de Tauana e Divino Espírito Santo.

Durante a excursão, o técnico em agropecuária do IDAM, José Maria de Matos, orientou os agricultores sobre as técnicas de adubação, calagem, limpeza da área, plantio, escolha da área e da maniva. A adoção das técnicas vai possibilitar mais eficiência e diminuição de trabalho.

De acordo com o gerente da Unidade Local do INDAM em Coari, Dimitri Portugal, a (UD) instalada ano passado serve de parâmetro para as atividades realizadas nas comunidades. “É importe a inclusão dos agricultores às novas tecnologias, pois dessa forma eles podem concluir por si mesmos como a utilização dos métodos podem ser úteis no campo”, explicou Dimitre.

Atualmente o município produz entre 6 e 8 toneladas de farinha, mas após a adoção das tecnologias, os agricultores pretendem produzir de 12 a 20 toneladas ao ano.

Por: Aldizângela Brito – IDAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.