IDAM apresenta proposta para cultura do açaí

(Por Bruna Pinheiro)

A cultura do açaí tem cada vez maior destaque, graças às propriedades energéticas do fruto. Por esse motivo o interesse de grandes empresas em comercializar, produzir e beneficiar o produto foi vista como oportunidade pelo governo do Estado para desenvolver projetos em diversos municípios.

É o caso do Rio Preto da Eva, município distante 78km de Manaus, que tem como meta plantar 100 hectares da cultura no ano de 2014, para isso, 230 mil sementes já foram distribuídas no município em uma parceria da Unidade Local com a agroindústria Manaós polpas.

No auditório do Idam em Rio Preto da Eva reuniram-se no dia 11, técnicos da Embrapa, comitivas do deputado estadual Chico Preto e José Ricardo, lideranças comunitárias e técnicos do IDAM/Rio Preto para assistirem a apresentação de um projeto de autoria do gerente de produção vegetal do Idam Central, Pedro Benício, voltado ao desenvolvimento da cultura do açaí no Estado. A proposta apresenta ações de assistência técnica para levar tecnologias, capacitação técnica e crédito oportuno aos produtores familiares de açaí no Estado, fortalecendo a cadeia produtiva do açaí e fortalecendo as agroindústrias que beneficiam o produto.

Segundo o gerente da Unidade Local do Rio Preto, José Frade Jr, o IDAM está traçando metas para apoiar ações da agricultura familiar, além de incentivar a produção de produtos nativos em sistema de cultivo para que sejam fonte de renda para produtores em todas as épocas do ano, não somente da safra. “A unidade local do IDAM disponibiliza mudas para produtores, além de capacitá-los para o manejo correto dos frutos, seguindo critérios de boas práticas agrícolas para obter um produto de melhor qualidade, sempre visando a melhoria de vida e a sustentabilidade das famílias beneficiadas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.