Hoje, 20 de agosto, é o Dia do Maçom

Dia 20 de agosto é comemorado o Dia do Maçom Brasileiro. Por vezes perguntamos o que tem levado tantos homens, no mundo inteiro a abraçar essa instituição. Seguir e difundir seus princípios.

Acreditamos que o motivo fundamental é que eles confiam nos princípios, sobre os quais ela foi constituída. Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Crer nos ideais, buscar a perfeição, praticar a beneficência e, também servir.

A nossos olhos saibam todos são homens de bons propósitos, que pregam o dever e o trabalho declinando-se em especial atenção à manutenção da família e ao bem estar da sociedade.

No passado, quando a maçonaria era considera uma instituição secreta, no Brasil teve uma grande e fundamental importância em vários momentos da nossa história e só para citar, pontuamos que a maçonaria participou ativamente de atos históricos e heróicos com a Lei do Ventre Livre, a abolição da escravatura, antes a libertação de escravos através as Cartas de Alforrias, com o Ceará sendo o primeiro Estado a utilizar essa prática e em seguida o Amazonas, a Proclamação da República, a Independência do Brasil, entre outros grandes momentos da história.

A defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo em primeiro lugar. Há varias versões sobre o porquê do dia 20 de agosto ser a data escolhida para ser o dia do maçom, Mas uma delas se destaca acreditamos realmente que a maçonaria.

A participação da maçonaria na Independência brasileira foi tão forte, que de maneira oficiosa o fato ocorreu no dia 20 de agosto, por isso, o Dia do Maçon, no Brasil, no interior da Loja Comércio e Arte, em Niterói, quando todos os detalhes foram acertados e dessa forma, de fato o Brasil se tornava independente de Portugal, embora o ato simbólico só tenha ocorrido no dia 7 de Setembro de 1822.

No Amazonas, onde existem dezenas de Lojas sob as responsabilidades do Grande Oriente do Brasil e da Grande Loja do Amazonas, a primeira Loja a funcionar, foi a centenário Grande e Benemérita Loja Simbólica Esperança e Porvir N° 1, situada próxima ao antigo prédio onde funcionou a Prefeitura Municipal de Manaus, na rua Bernardo Ramos.

(Amazonianarede – Osny Araújo)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.