Hemoam corre atrás para aumentar estoque de sangue

Coleta de sangue

Coleta de sangue

Amazonianarede – G1

Manaus – Com baixo estoque de sangue a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vai correr atrás dos doadores, fazer campanha e tentar coletar 1,5 mil bolsas de sangue durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, que vai ocorrer entre os dias 22 e 24 de novembro. A meta do Hemoam é regularizar o banco de sangue, que atualmente tem cerca de 200 bolsas.

O sangue coletado no Hemoam é distribuído aos pacientes internados e atendidos nos serviços de urgência e emergência nas unidades hospitalares de Manaus. De acordo com a Assistente Social do Hemoam, Eleonora Araújo, este período de coleta é estratégico para reforçar os estoques, já que o número de doadores diminui em dezembro por conta das festas de fim de ano. O mesmo acontece em janeiro com as férias escolares, e em fevereiro devido ao Carnaval.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos e com peso igual ou superior a 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Fica fora da lista quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, quem usa drogas ou faz parte de grupo de risco.

Dados do Hemoam apontam que os doadores mais assíduos têm entre 18 e 36 anos. Grande parte é universitário ou industriário, pertencem às classes C e D, e 74% deste total correspondem a pessoas do sexo masculino.

Ainda é pequena a incidência de doadores pertencentes às classes A e B.

Segundo Eleonara, o sangue do tipo O positivo é o mais e o que apresenta maior demanda. ”Mais de 56% das pessoas tem esse tipo de sangue. Atualmente, precisamos de 800 bolsas de O positivo para equilibrar o estoque”, detalhou Eleonora.

Eleonora explica que há muita resistência no assunto por falta de informação. “O principal motivo que afasta as pessoas é o medo de agulha e a possibilidade de sentir dor. A agulha e a dor são insignificantes perto da solidariedade que é salvar uma vida”, afirma.

Programação da semana

De acordo com a assistente social, hoje, o Hemoam tem 100 doares diamantes que têm contribuído durante anos com a instituição por terem doado sangue mais de 90 vezes. Durante a Semana de Doadores estas pessoas serão homenageadas, assim como os doadores Ouro, Prata e Comum.

No dia 23, o Hemoam realiza o Festival do Picolé com palestras e o coral do Hemoam. O grupo Marujada de Guerra também participará do evento. E no dia 24 acontece a 10ª edição da Corrida Pela Vida.

O trajeto é de cinco quilômetros, com largada e chegada na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus. Passa ainda pela Avenida Pedro Teixeira, segue em direção ao conjunto residencial Aristocrático, na Avenida Constantino Nery, pelas Avenidas Darcy Vargas e Pedro Teixeira, para retornar à Vila Olímpica.

Neste ano, a corrida será realiza em quatro categorias: doador, portador de necessidades especiais, cadeirante e o público em geral. Haverá premiação aos 400 primeiros colocados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.