Governo do Amazonas apresenta esquema de segurança para garantir a tranquilidade do Vestibular da UEA 2012

Foto-Chico Batata

Foto-Chico Batata

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O Governo do Amazonas vai adotar esquema especial de segurança para evitar fraudes e garantir a tranquilidade dos candidatos que vão participar das provas do Vestibular 2012 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), neste fim de semana, dias 10 e 11 de novembro. O plano foi apresentado na manhã desta quinta-feira (8), na Sede do Governo, no bairro Compensa II, e vai contar com o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, em parceria com a Polícia Federal.

O reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, destacou, durante entrevista coletiva, que a instituição planejou a melhor estrutura para oferecer aos candidatos condições para realização das provas com tranquilidade. Também participaram da entrevista, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, o comandante da Polícia Militar, coronel Almir David, e o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Dutra.

“Estamos com planejamento pronto para garantir o êxito do certame. Todas as medidas técnicas para dar esta garantia na entrada e na saída dos locais de provas já foram tomadas. O nosso serviço de inteligência, junto com a Polícia Federal, está pronto para evitar ilicitudes no processo seletivo”, destacou Paulo Roberto Vital. As provas do Vestibular acontecem em todos os 62 municípios do Amazonas. No total, 49 escolas de Manaus e 78 do interior estão prontas para receber cerca de 49 mil candidatos inscritos.

Além do policiamento preventivo, todas as escolas onde haverá realização das provas contarão com detector de metais. Somando forças com o trabalho das polícias, 3,4 mil pessoas atuarão como fiscais, supervisores e coordenadores, além daqueles que trabalharão na segurança e limpeza das escolas. Tudo isso para garantir o sucesso e a lisura do certame.

Não serão permitidos aparelhos eletrônicos como celular, tablet, netbook, MP3 ou similares nos dias das provas. Os candidatos que forem pegos utilizando qualquer ferramenta tecnológica serão automaticamente desclassificados.

As provas terão início às 13h (horário local), mas o fechamento dos portões das escolas ocorrerá às 12h50. No sábado (10), acontece a aplicação da prova de Conhecimentos Gerais com 84 questões de múltipla escolha e, no domingo (11), a prova de Conhecimentos Específicos, composta por 36 questões e redação.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Amazonas, é fundamental que o candidato consulte seu local de prova com antecedência no site da UEA (www.uea.edu.br) para que, no dia do exame, não haja nenhum transtorno no sentido de impedir sua participação no certame.

Para ter acesso às salas de prova, o candidato deverá apresentar documento original com foto. Durante a realização do exame, somente será permito o uso de caneta esferográfica de material transparente de cor preta ou azul. “Essas são as sugestões que fazemos questão de lembrar aos candidatos. Seguindo essas orientações, o vestibulando pode ficar tranquilo, pois criamos todas as condições para oferecer a eles um momento ideal para a realização de um bom vestibular”, garantiu o reitor José Aldemir.

O Vestibular 2012 da UEA terá a duração de quatro horas e a saída do candidato será permitida somente após três horas do início da prova.

Vagas

A UEA oferece este ano total de 3.569 vagas, via vestibular, para ingresso a partir de 2013. Do total de vagas, 1.675 são para as cinco unidades que funcionam em Manaus e 1.730 para as que estão localizadas no interior do Estado. Para os indígenas, estão destinadas outras 164 vagas.

Sabatistas

A universidade oferece, ainda, horário diferenciado para quem, durante a inscrição, optou por realizar a prova na condição de sabatista – aqueles que, por motivo religioso, reservam o sábado para a realização exclusiva de prática religiosa ou descanso.

Os sabatistas começarão a responder o caderno de provas somente a partir das 19h e, após isso, todos os procedimentos serão idênticos àqueles aplicados aos demais candidatos. Ainda assim, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, até às 12h50, horário em que os portões serão fechados. Até começarem a fazer suas provas, ficarão em local reservado, destinado especificamente ao grupo.

Pessoas com deficiência

Em Manaus, os candidatos com necessidades especiais realizarão as provas no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), que conta com estrutura física adaptada para recebê-los. A escola está localizada no Centro da cidade e também foi escolhida devido à facilidade de acesso ao local.

Inscritos no Sistema de Ingresso Seriado terão prova na segunda-feira, dia 12 de novembro

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoverá a primeira e a segunda etapas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro. Os SIS terá início às 13h (horário local) e o fechamento dos portões será, às 12h50. No total, 15.452 candidatos estão inscritos no SIS, mais uma forma de ingresso na instituição.

Desde o ano passado, a UEA conta com o SIS, que avalia, com provas anuais, o aproveitamento dos estudantes em cada uma das três séries do Ensino Médio e classifica os alunos com melhor desempenho nessas provas, a exemplo dos processos seletivos seriados adotados em grande parte das universidades brasileiras.

No SIS, a escolha do curso superior é feita pelo aluno somente no terceiro ano. Em 2012, poderão se inscrever no Sistema somente os candidatos que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Médio e, ainda, os alunos do segundo ano do Ensino Médio que participaram, em 2011, da 1ª etapa do SIS. Todos esses estudantes devem estar regularmente matriculados em escola de Ensino Regular no Estado do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.