

MANAUS, AM – O governador José Melo destacou a importância que as Forças Armadas terá no próximo sábado, 13 de fevereiro, durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, e ressaltou que, sem a participação popular maciça, o combate ao inseto não vai alcançar o sucesso desejado. Durante entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira, 11, o governador, acompanhado do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e do comandante da 12ª Região Militar do Exército, general de divisão Antônio Maxwell Eufrásio, o governador convocou a população a participar do combate.
“Não adianta um fazer a sua parte e o outro não fazer. Porque basta uma casa com a presença de focos do Aedes aegypti para que todo o quarteirão seja infestado. Então é necessário que 100% das residências no Amazonas sejam visitadas e que seja feito um trabalho educativo com a população. Esse é um inimigo que não se combate sozinho”, enfatizou José Melo.

Segundo José Melo, em apenas um mês, foram visitadas 200 mil residências e afirmou que, com a participação das Forças Armadas, será possível atingir um número maior de moradias. “As Forças Armadas na Amazônia já mostraram que vão além das suas atribuições constitucionais e, mais uma vez, eles vão nos auxiliar em um trabalho importantíssimo, que sem eles não poderia ser realizado”.

A meta é que durante o dia de mobilização, só em Manaus, sejam inspecionados 72.813 imóveis, em 43 bairros, distribuídos por todas as zonas da cidade. Já no interior, a estimativa é que sejam visitados 26.940 domicílios, nos municípios infestados pelo Aedes aegypti. Somente no interior, 7,2 mil profissionais das secretarias municipais de saúde e de outras áreas afins, estarão envolvidos na atividade.

Além da capital, em pelo menos nove desses municípios, estas ações também terão a parceria das Forças Armadas (Barcelos, Boca do Acre, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé), num efetivo de aproximadamente 1,5 mil militares.

De acordo com a subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire, essa atividade de rua acontecerá nos seguintes pontos: zona leste, no cruzamento da rua do Fuxico com Grande Circular e na avenida Pirarucu, em frente à Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros, no Jorge Teixeira III. Na zona norte, a concentração das equipes será no semáforo em frente ao Shopping Samaúma, na Cidade Nova e no semáforo próximo à Unidade Básica de Saúde Arthur Virgílio, no Novo Aleixo. Na zona sul, os locais escolhidos foram a Bola do Eldorado, no Parque Dez e em frente à igreja Nossa Senhora de Fátima, na avenida Tarumã, Praça 14. Na zona oeste, a ação acontecerá no semáforo localizada na área do conjunto Campos Elíseos (estrada dos Franceses, próximo ao clube do Sesc) e no minishopping próximo à Feira da Compensa.

Amazonianarede-Secom