Governador em exercício, José Melo, inaugura porto de Beruri e anuncia obras

(Foto: Chico Batata – Agecom)

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, inaugurou na noite desta segunda-feira, dia 26 de agosto, o Porto de Beruri, na região do rio Purus, a 173 quilômetros de Manaus.

O porto foi construído por meio de convênio entre Governo Federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Foram investidos R$ 9,5 milhões na obra. Durante a inauguração, José Melo anunciou a recuperação de todas as vias de Beruri até o ano que vem.

“Só este ano iremos asfaltar 52 ruas. E no ano que vem cem por cento das ruas de Beruri estarão asfaltadas. O povo merece sair da lama e da poeira”, afirmou José Melo. Este ano serão investidos R$ 6,2 milhões em 20 quilômetros de vias. Além do asfalto, Beruri receberá serviços de drenagem. Ainda segundo o governador em exercício, nos próximos meses outros sete novos portos devem ser entregues pelo Governo Omar Aziz. Também participaram da inauguração do porto, o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Domingos Sávio; o capitão dos Portos, César Machado; o superintendente do DNIT, Sabá Reis, e o deputado estadual Francisco Souza.

O Porto de Beruri está classificado como Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte e possui 5 mil metros quadrados, com capacidade para embarque e desembarque de cargas de até 25 toneladas. O projeto da obra foi elaborado pelo DNIT e executado pela Seinfra. Apesar de ser de pequeno porte, Beruri agora conta com um porto que atende as concepções mais modernas de construção. Ele possui Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), fábrica de gelo e gerador de energia, além de salas climatizadas para passageiros e para a Alfândega. “Essa é uma obra pensada na demanda dos municípios do interior. Mesmo sendo de pequeno porte, ele é dotado de todos os equipamentos exigidos”, explicou o chefe do Departamento de Engenharia do Interior da Seinfra, engenheiro Moacir Torres.

A obra inaugurada pelo governador em exercício também está totalmente legalizada e recebeu o certificado de segurança da Marinha do Brasil. “É muita satisfação estar aqui com este certificado de segurança da classificadora naval. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa de organizar os portos em nossa região”, ressaltou o comandante do 9º Distrito Naval, Domingos Sávio.

A Capitania dos Portos deverá promover um mutirão itinerante na cidade a fim de realizar o registro das embarcações que operam no município, além de promover cursos de marinheiro com o objetivo de qualificar as pessoas que atuam na navegação.

Para o prefeito da cidade, Odemilson Magalhães, o porto representa avanço econômico e novas oportunidades. “Esta obra representa o desenvolvimento social, econômico e o bem-estar para a população. Para os trabalhadores que atuam aqui, como os carregadores, fretes, moto-fretes, significa melhoria no trabalho e na vida”, pontuou o prefeito.

Visitas – Antes de entregar o novo porto à população de Beruri, José Melo percorreu ruas e visitou obras do Governo. A comitiva acompanhou obras de revitalização de vias e esteve na Escola Estadual Gilberto Mestrinho e na Escola Estadual Getúlio Vargas, uma escola padrão construída pelo Governo do Amazonas. Nas visitas, o governador em exercício ouviu a demanda dos gestores, conversou com funcionários e comunitários. José Melo também solicitou à Prefeitura de Beruri o levantamento de demandas nas principais comunidades rurais do município.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.