Governador do Amazonas em exercício, José Melo, apresenta Cidade Universitária a embaixador da República da Belarus

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O governador do Amazonas em exercício, José Melo, esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 13 de novembro, com o embaixador da República da Belarus, Leonid Krupets. O encontro aconteceu na Sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. José Melo apresentou ao embaixador o projeto da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que será construída no município de Iranduba, região metropolitana da capital.

De acordo com José Melo, a Bielorrússia é uma região muito desenvolvida do ponto de vista industrial, principalmente no setor de petroquímica e produção de fertilizantes, fatores que podem contribuir com a formação de pesquisadores amazonenses. “Portanto abre aí um horizonte bem forte no sentido de haver um intercâmbio com o nosso país porque eles têm uma expertise muito grande em petróleo e gás, estudos científicos nessa área, e esses fatores podem ser a razão de um intercâmbio entre a nossa Universidade e aquele país”, frisou.

O governador em exercício disse que a proposta é garantir a participação de instituições de ensino e pesquisa do país europeu no núcleo internacional que será instalado dentro da Cidade Universitária. Sobre essa proposta, o embaixador garantiu que existe o interesse em criar uma relação direta entre instituições de ensino da República da Belarus e do Amazonas. “Nosso país já possui, inclusive, um Programa de Apoio aos Estrangeiros para apoiar pessoas de vários países que decidem estudar lá. Estamos à disposição para trazer especialistas da República da Belarus aqui pro Amazonas”, afirmou Leonid Krupets.

Após a visita à sede do Governo do Amazonas, o embaixador e sua comitiva seguiram para compromissos na Assembleia Legislativa do Amazonas e na Associação Comercial do Amazonas. O embaixador da República da Belarus fica no Amazonas até quarta-feira, dia 14 de novembro.

Piscicultura

José Melo também apresentou ao embaixador da República da Belarus os incentivos que a administração do governador Omar Aziz tem feito para alavancar a produção de pescado. O governador em exercício defendeu a captação de recursos estrangeiros para aumentar a exportação de peixes. “Esse alimento precisa chegar à mesa de pessoas mundo a fora. Mas para isso é necessário produção em grande escala, portanto nós precisamos não só de conhecimento, mas principalmente de aporte de recursos de outros países interessados em investir no Amazonas”, explicou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.