
São Paulo – Segundo reportagem da “Folha de S. Paulo” desta quarta-feira (24), o gasto das famílias brasileiras com saúde subiu 54% nos últimos 10 anos.
Em 2002, saíram do bolso do brasileiro R$ 110 bilhões para pagar remédios e serviços como plano e seguro-saúde. Neste ano, os gastos devem chegar a R$ 169 bilhões.
Os dados, que descontam a inflação do período, fazem parte de pesquisa do instituto Datapopular obtida com exclusividade pelo jornal. O levantamento foi feito em março, com 2.004 brasileiros de 57 cidades.
Os entrevistados foram questionados se nos últimos 15 dias anteriores à data da pesquisa haviam recorrido aos serviços públicos de saúde no país. O levantamento concluiu que 9,3 milhões de brasileiros precisaram de atendimento médico nesse período, o que equivale a 1/5 dos que têm planos de saúde.
Nos últimos anos, houve considerável aumento no número de usuários de planos de saúde por conta do aumento do mercado formal e da expansão da classe média.
São 48,7 milhões de usuários de planos no Brasil (25% da população), segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), sendo que 43% -ou 20,9 milhões- usaram o SUS ao menos uma vez após adquirir o plano.
Desse universo com plano de saúde e que precisou de atendimento médico, 16% recorreram aos serviços do SUS -ou 1,5 milhão de pessoas. Os 84% restantes usaram serviços privados.
(Com informações da “Folha de S. Paulo”)