Fundo de Promoção Social entrega equipamentos para melhorar renda de feirantes de Manacapuru (AM)

(Fotos: Herick Pereira/AGECOM)

O Grupo Comunitário de Moradores e Amigos do bairro São José de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) recebeu nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, diversos equipamentos que vão melhorar o trabalho e a renda de 21 famílias que vivem da comercialização de frutas, verduras e peixes na cidade.

Os materiais doados fazem parte do convênio firmado entre o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Estado e a associação, no valor de R$ 194,5 mil, após aprovação do projeto pelo FPS.

Os equipamentos entregues foram 21 triciclos padronizados para a comercialização dos produtos, 21 balanças digitais de pequeno porte, 21 unidades de sistema de som, 2 freezers, uniformes, 42 bonés, 42 jalecos/fardamentos, 21 facas, 21 tábuas de alumínio e 21 esmeris. Os materiais vão servir para promover a “Feirinha Cidadã” de maneira itinerante pelos principais bairros do município.

A solenidade de entrega aconteceu no ginásio da Escola Estadual Jamil Seffair e foi realizada, por determinação do governador Omar Aziz, pela presidente do FPS e primeira-dama, Nejmi Aziz. “Esses feirantes já esperavam por isso há muito tempo e fizeram o projeto que foi aprovado pelo Fundo e, hoje, eles receberam esses benefícios que vão ajudar todas as famílias que tiram suas rendas das vendas desses produtos. Isso é importante porque as pessoas precisam de oportunidades para fazer seus trabalhos com qualidade”, comentou Nejmi Aziz.

A feirante Raimunda Muniz, 58 anos, já pensa em aumentar a sua renda e fazer novos planos para sua vida, devido às boas condições de trabalho que ela passará a ter com os materiais doados. “Vou poder trabalhar melhor com esse triciclo que recebemos até porque dá para armazenar bem as frutas e as verduras nele. Penso em comprar mais produtos para aumentar a minha renda porque tenho planos de construir a minha casa própria”, disse.

Capacitação – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), realizou cursos de capacitação sobre empreendedorismo e atendimento ao cliente, durante três meses, para todos os beneficiados. A intenção foi auxiliar os trabalhadores nessa nova fase de atuação no comércio local.

Segundo o feirante Raimundo Muniz, 63 anos, as aulas serviram para aperfeiçoar o planejamento de suas vendas. “Depois que eu fiz esse curso, passei a controlar meus gastos, sei quanto custa o quilo dos peixes que vendo para administrar melhor as minhas vendas. O curso incentivou tanto eu quanto os meus colegas a fazer boas vendas, e a esperança é que gere muita renda para todos”, disse Raimundo, que trabalha há 12 anos como feirante na cidade de Manacapuru.

Investimentos – Em agosto deste ano, o Fundo de Promoção Social aprovou, por meio de edital, projetos voltados para a área de geração de renda e assistência social de três entidades sociais do município. Serão mais de 1,2 mil pessoas beneficiadas com as futuras entregas dos benefícios.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.