Fopes elege nova diretoria para os próximos dois anos

Chapa vendedor na eleição da Fopes

Manaus, AM – A nova diretoria do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio do Ambiente do Amazonas (Fopes) foi eleita nesta sexta-feira, 3, com 27 votos, para os próximos dois anos. A eleição ocorreu durante o último dia da 13ª edição do encontro dos secretários, realizada desde quinta-feira, 2, no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), na zona centro-sul de Manaus.

Foram eleitos Alzenilson Aquino (Parintins) e Raimundo Pinto (Itacoatiara), presidente e vice, respectivamente; Elivone Rodrigues (Santa Isabel do Rio Negro), secretária; Eliane Galvão (Autazes), suplente; Jueny Picanço (Barreirinha), coordenador de finanças; Fabíola Mendes (Maués), suplente; Fernando Shoji (Eirunepé), coordenador de projetos; e João Paulo Fonseca (Nhamundá), suplente. Eles disputaram a eleição com outra chapa que obteve sete votos.

Articulação

Todos tiveram amplo espaço de articulação para composição das chapas durante os dois dias do encontro e no segundo dia puderam apresentar propostas. A chapa 1 sagrou-se vencedora propondo entre outros itens, elaborar e submeter projeto ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), a fim de obter recursos para estruturar o fórum, garantindo a participação de todos os municípios no encontro dos secretários, com passagem, estadia e alimentação, além de revisar o regimento interno, articular a instalação do Fopes nas dependências da sede da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), adquirir equipamentos, e mudar o conceito de alguns prefeitos que acreditam que a pasta de Meio Ambiente é um custo para o município e não um investimento.

Vamos fazer o nosso melhor para que tenhamos um Fopes fortalecido e com mais oportunidades. Temos que levar como dever de casa as nossas obrigações e como gestores dos municípios temos que correr atrás e não ficar apenas esperando para que possamos caminhar juntos em busca de novos recursos e oportunidades. Temos que levar para cada prefeito que Meio Ambiente é um investimento e não um custo”, destacou Alsenilson Aquino, em sua primeira fala como presidente eleito.

Coordenação

A eleição foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio ambiente (Sema) e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). O fórum é promovido semestralmente pela Sema. O evento reúne os secretários municipais de Meio Ambiente para discutir temas imprescindíveis para o desenvolvimento da agenda ambiental e estabelecer estratégias que resultem no aperfeiçoamento da gestão e conservação dos recursos naturais do Estado.

O encontro foi muito produtivo para discutir temas sensíveis na área ambiental que precisamos dar encaminhamento, em nosso Estado. Tivemos boa participação dos municípios e acreditamos que a nova diretoria assume o Fopes com novos desafios, mas com o compromisso e responsabilidade de implementar as ações necessárias. A Sema estará sempre à disposição para colaborar e fornecer apoio”, ressaltou o titular da Sema, Antonio Stroski.

O encontro foi encerrado com a indicação da próxima da próxima reunião que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, em Manaus, em lugar a ser definido.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.