Fla vence o Vasco no primeiro clássico de 2015

21-01flaManaus – Em seu primeiro clássico de 2015, o Flamengo levou a vitória sobre o Vasco. E deve agradecer a Sandro Silva. Em uma lambança, o volante vascaíno tentou driblar Everton, perdeu a bola e entregou o gol aos rubro-negros, sacramentando o triunfo simples, de 1 a 0, na Arena Amazônia, pelo Torneio Super Series.

O Flamengo não teve Eduardo da Silva e Gabriel, ambos poupados por fadiga muscular. O Vasco, por sua vez, não teve nenhum problema para o clássico disputado em Manaus.

Na próxima rodada do Torneio Super Series, o Vasco enfrenta o São Paulo, na sexta. O Flamengo aguarda o Tricolor no domingo. Ambos os jogos serão disputados na Arena Amazônia.

O jogo

Natural que o jogo passasse longe de amistoso. Vasco e Flamengo, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, gera jogo disputado até em campeonato de bola de gude. Em Manaus, não foi diferente. Por isso os times começaram para frente, em ritmo alucinado, bem diferente do que ocorre em início de pré-temporada.

O Flamengo não tinha Eduardo da Silva, mas tinha um Arthur Maia dedicado. Muita movimentação, disputa de bola, carrinho e tentativa de dribles na perna esquerda. O Vasco, por sua vez, tramava bem com grande movimentação do trio Marcinho, Bernardo e Montoya. Chances foram poucas nos 15 primeiros minutos. Um chute de longe de Nixon, uma tentativa de Bernardo também de longe. Mas os times transpiravam.

Aos 23 minutos, Guiñazu sentiu uma pancada no joelho esquerdo, tentou ficar em campo, mas não resistiu. Acabou substituído por Lucas. O Flamengo tinha pouco poder de fogo. Muita correria. Marcelo Cirino, centralizado, rendia pouco. Até que ele começou a buscar os lados, seu habitat natural. Ele cresceu. O Flamengo foi atrás. E passou a pressionar o Vasco com as jogdas laterais.

Aos 30 minutos, Nixon entrou na área pela esquerda e bateu sem jeito, mas a bola foi no ângulo e obrigou Martín Silva a fazer a defesa. Três minutos depois, a melhor chance do jogo até então. Em bela jogada vascaína, Bernardo achou Marcinho, livre, na área. O meia titubeou com a finalização e bateu em cima do goleiro Paulo Victor, que foi ágil e conseguiu fazer uma boa defesa. O jogo pegava fogo.

No lance seguinte, o Flamengo respondeu. Marcelo Cirino, pela ponta esquerda, recebeu bola de Everton e jogou para o meio da área. Arthur Maia, de frente para Martín Silva, bateu muito mal na bola e perdeu chance claríssima de gol. Mas o clássico era animado. As torcidas duelavam com gritos. E o primeiro tempo chegou ao fim.

No segundo tempo, o Flamengo voltou com duas substituições. Cáceres, amarelado, e Léo Moura saíram para as entradas de Márcio Araújo e Pará. O Flamengo continuou a atacar pelas pontas. Com seis minutos, Marcelo entrou pela esquerda e chutou para a defesa de Martín Silva. Os rubro-negros pressionavam, em busca de um gol de vantagem. E conseguiu graças a Sandro Silva.

Aos oito minutos, o volante vascaíno, dotado de uma soberba incompatível com um clássico, recebeu a bola na entrada da área cruzmaltina e arriscou o drible, de letra, sobre Everton. Foi punido e perdeu a bola. De frente para Martín Silva, tranquilo, o camisa 22 do Flamengo bateu no contrapé do goleiro uruguaio. 1 a 0 para explodir a Arena Amazônia.

A vantagem no placar fez o Flamengo ser mais presente no ataque e aproveitar um Vasco um tanto quanto abatido com o vacilo de Sandro Silva. Aos 11 minutos, Nixon avançou pela direita e cruzou na medida para Cirino, mas Montoya, em retorno providencial, salvou o que provavelmente seria o segundo gol rubro-negro. A partir daí, a pré-temporada começou a cobrar o seu preço e os times cansaram.

Os técnicos, porém, entenderam. Com direito a seis substituições, Doriva tirou Bernardo e Sandro Silva para as entradas de Marquinhos e Júlio dos Santos. Do lado rubro-negro, Luxemburgo acenou Mugni e Alecsandro na vagas de Nixon e Arthur Maia. O jogo retomou um fôlego que já tinha se perdido.

Entre uma retomada e outra de velocidade, o Vasco chegou bem, aos 26 minutos, com Montoya pelo lado esquerdo. Mas na hora do chute ele acabou abafado por Paulo Victor. Mas o ritmo de jogo caiu. Com muitas mudanças, as equipes mostraram desentrosamento e, também, cansaço pelo início de temporada.

Os erros de passe aumentaram, as boas jogadas diminuíram. Com a vantagem, o Flamengo segurou a vitória e levou a vantagem sobre o Vasco no primeiro clássico de 2015.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 0 VASCO
Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 21 de janeiro de 2015, quarta-feira
Hora: 22h (de Brasília)
Árbitro: Edgard da Encarnação
Cartões amarelos: Cáceres, Arthur Maia e Anderson Pico (FLA) e Christiano (VAS)
Gol: Everton (FLA), aos oito minutos do segundo tempo.

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura (Pará), Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres (Márcio Araújo), Canteros e Arthur Maia (Lucas Mugni); Nixon (Alecsandro), Marcelo Cirino e Everton (Luiz Antonio)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO: Martín Silva; Jean Patrick (Nei), Luan, Rodrigo e Christiano (Henrique); Sandro Silva (Julio dos Santos) e Guiñazu (Lucas); Bernardo (Marquinhos do Sul), Montoya e Marcinho; Rafael Silva (Yago)
Técnico: Doriva

Fonte: ESPN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.