Final entre Real Madrid e Atlético amplia domínio espanhol na Liga dos Campeões

O jogão da decisão, será neste sabado a tarde

 

O jogão da decisão, será neste sabado a tarde
O jogão da decisão, será neste sabado a tarde

Milão, ITA – Pelo terceiro ano consecutivo, um clube espanhol conquistará o título da Liga dos Campeões da Europa. Em uma reedição da decisão de 2014, Real Madrid e Atlético de Madrid fazem neste sábado o jogo mais aguardado da temporada, no estádio San Siro, em Milão, às 15h45 (de Brasília).

O Real foi campeão em 2014, conquistando a “La Décima”, e o Barcelona ganhou o título no ano passado. A final deste ano consolida a hegemonia espanhola no principal torneio de clubes do mundo.

A Espanha já conquistou 15 títulos em 60 anos de Liga dos Campeões: o Real Madrid foi campeão 10 vezes e o Barcelona, cinco. Neste sábado, o Atlético de Madrid, que já chegou em duas finais, tenta sua primeira conquista. Por isso, o jogo é considerado um dos maiores importantes na história do time colchonero.

“Esperamos que seja um dia único na história do nosso clube”, afirmou o atacante Fernando Torres. “Eu tive a sorte de ganhar com o Chelsea, mas esta será especial. Será a partida da minha vida, sem dúvida”, afirmou o atacante, que nunca venceu um título defendendo o Atlético de Madrid.

De qualquer forma, com o troféu deste sábado, a Espanha conquistará a sua 16.ª Liga dos Campeões, superando em quatro títulos os países segundo colocados, Inglaterra e Itália, com 12 títulos cada um. A hegemonia do Real Madrid, maior vencedor do torneio, começou a ser construída nos anos 50 com o esquadrão formador por Di Stéfano, Puskas e Gento, conquistando o até hoje inédito pentacampeonato, de 1955 a 1960.

Diferença

O Barcelona só diminuiu a diferença para o maior rival nos últimos 10 anos, liderado por Messi, quando conquistou quatro títulos – antes só havia sido campeão em 1992, com Johan Cruyff como técnico e Guardiola e Stoichkov dentro de campo.

O 10.º título do Real Madrid, o único da era Cristiano Ronaldo, encerrou uma espera de 12 anos. E foi graças à atuação do zagueiro Sérgio Ramos, capitão do time, que os merengues foram campeões em 2014. “A recordação que eu tenho daquele título é muito bonita, se eu tivesse que escrever um filme seria daquele jeito, mas agora encaro essa final como se não tivesse ganho nenhuma Liga dos Campeões”, disse.

Sérgio Ramos

Sérgio Ramos marcou o gol aos 48 minutos do segundo tempo da final em Lisboa, levando a decisão para a prorrogação. No tempo extra, o Real Madrid deslanchou e ganhou por 4 a 1. “Uma final se decide em pequenos detalhes. E nós estamos pensando nesses pequenos detalhes. Todos querem ganhar uma final. Temos de ter intensidade, trabalhar e correr. Esses pequenos detalhes vão fazer a diferença”, disse o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, que marcou um dos gols na prorrogação em 2014.

Cristiano Ronaldo, confirmado no ataque do Real Madrid, é o artilheiro da Liga dos Campeões com 16 gols e tentará ser decisivo na final deste sábado. Do lado do Atlético de Madrid, o atacante francês Antoine Griezmann, com sete gols, tem feito a diferença para equipe. Os rivais vão com força máxima para a decisão, que contará com um estádio San Siro lotado em Milão.

Vencer o título da Liga dos Campeões rende um bom dinheiro, mesmo para equipes milionárias como o Real Madrid, por exemplo.

O campeão recebe da Uefa 15 milhões de euros (R$ 60 milhões). Fora o que o clube já recebeu por chegar à final – o campeão pode ganhar até 54 milhões de euros (R$ 216 milhões), somando as vitórias na fase de grupos e a participações em todos os mata-mata.

Domínio espanhol

O domínio espanhol também se entende à Liga Europa. O Sevilla venceu pela terceira vez consecutiva a competição e aguarda o vencedor entre Real Madrid e Atlético de Madrid para a disputa da Supercopa Europeia, mata-mata que abrirá a temporada 2016/2017, no dia 9 de agosto, na Noruega. Será a quarta final da Supercopa 100% espanhola e a terceira consecutiva.

Amazonianarede-Agencia  Estado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.