FIBA suspende confederação Brasileira de Basquete

O presidente da CBB, contesta a punição

 

O presidente da CBB, contesta a punição
O presidente da CBB, contesta a punição

Brasil – A Federação Internacional de Basquete (FIBA)  a suspensão da confederação brasileira (CBB) após reunião de seu comitê executivo.

Em comunicado, a entidade que rege o esporte mundial disse que apesar de prover “apoio e flexibilidade” em “múltiplas ocasiões” antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o comitê executivo entendeu que a CBB “ainda precisa de reestruturação e atualmente não está cumprindo completamente com suas obrigações como membro da FIBA”.

De acordo com a FIBA, quatro fatores contribuíram para a tomada dessa decisão:

– a não-participação em competições internacionais, como um torneio continental junior e mundiais sênior 3×3, assim como não organizar um evento do tour mundial de 3×3 no Rio de Janeiro. “Um alto número de jogadores já foram afetados por essas ausências, pois eles perderam a oportunidade de classificar e jogar internacionalmente nos próximos anos.

Em nível nacional, um importante campeonato nacional junior foi cancelado pela CBB”;,- Falta de controle total do basquete no país. Por exemplo, terceiras partes intervieram na seleção e financeiram atividades da equipe nacional;

– Pagamentos pendentes para a FIBA por um período extenso de tempo, apesar de vários pedidos de carência concedidos. “A situação financeira geral da CBB não permite financiar suas operações ou estar em boa posição em seu país”;

– E a falta de um plano de reforma ou reestruturação antes das eleições.

“O comitê executivo expressou sua lamenteção pela situação do basquete no Brasil poucos meses depois dos Jogos Olímpicos e fortemente encoraja a CBB a colaborar de perto com a FIBA e à força-tarefa (aberta em setembro passado para ajudar na reorganização da entidade brasileira) a fim de superar as sérias dificuldades institucional, esportiva e financeira”, continuou a federação internacional.

O basquete brasileiro chegou a ficar pendente de participação nos Jogos do Rio por causa de uma dívida pela vaga da seleção brasileira masculina na última Copa do Mundo, ocorrida em 2014, na Espanha, após receber convite.

A situação da CBB será reavaliada em novo encontro no dia 28 de janeiro de 2017.

Enquanto isso, a confederação liderou nota de esclarecimento sobre a punição sofrida:

Nota da CBB

“A  Confederação Brasileira de Basketball (CBB), por meio de seu Presidente e de sua Diretoria, vem por meio desta mostrar sua surpresa com a punição imposta pela Federação Internacional de Basketball (FIBA).  

No início do mês de novembro, a FIBA enviou ao Brasil o dirigente José Luis Saez que, durante reunião na CBB e demais encontros, em momento algum abordou a possibilidade de suspensão da entidade brasileira.

Dessa forma, a CBB vai buscar os meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro. Na próxima quarta-feira (dia 16), a CBB comentará todos os itens elencados pela FIBA e irá pontuar o que de fato acontece no basquete nacional para que a sociedade avalie e forme sua opinião sobre esse episódio.”

Amazonianarde-ESPN

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.