Festival Marquesino encerrou ontem com uma variada programação

O festival teve várias interessantes atrações
O festival teve várias  interessantes atrações
O festival teve várias interessantes atrações

Manaus – A programação do 43º Festival Marquesiano, encerrou neste domingo (21), em Manaus. O evento ocorreu no entorno da Escola Estadual Marquês de Santa Cruz, no bairro São Raimundo, Zona Oeste. O evento contou com mais de 20 grupos de dança, entre categorias regionais, nacionais e internacionais, além de barracas com comidas típicas. “Dança, Arte e Cultura” foi o tema deste ano.

Muito além das coreografias sincronizadas, os grupos que subiram ao palco do festival apresentaram histórias, figurino e originalidade para homenagear um dos fundadores da festa, o professor José Gomes Nogueira. De acordo com a coordenadora do festival, Inês de Oliveira, a intenção do evento é destacar a relevância cultural dos grupos. “O festival tem o objetivo de envolver, fazer essa interação da escola com a comunidade e colocar a comunidade em contato com as culturas, regionais, nacionais e internacionais. Hoje, nós temos 22 danças participando e concorrendo”, afirmou.

O evento teve início na noite de sexta-feira (19). Segundo a coordenadora, mais de 5 mil pessoas passaram pelas três noites de festival. No último dia de apresentação, seis grupos subiram ao palco do evento.

A “Dança Café”, do bairro Redenção, abriu a terceira noite de apresentação, seguida da dança gaúcha “Rancho Manauara”. A “Quadrilha Diva na Roça”, “Dança do Café XV de Outubro”, “Quadrilha Sansão” e Dalila” e “Dança Internacional Índia” também estavam na programação.

Os jurados tiveram como quesitos de votação a originalidade, pesquisa, figurino, coreografia e visão de conjunto. Segundo a organização, cada grupo teve 35 minutos para se apresentar.

Como nos anos anteriores, a aluência do publico   foi muito boa
Como nos anos anteriores, a aluência do publico foi muito boa

Keity Pinheiro, moradora do bairro do São Raimundo há 30 anos, já se apresentou diversas vezes no Festival Marquesiano. Neste domingo, ela aguardava a apresentação de amigos. “É tradicional do bairro, e muita gente já espera pela época. É muito bom, muito divertido e encantador. Já participei e hoje tenho amigos participando também”, contou.

A aposentada Maria de Fátima disse que a sua preferência é pelas quadrilhas. “É muito animada, divertida, todas as danças são bonitas, mas as quadrilhas trazem mais cor e alegria”, disse.

Além da tradicional disputa entre os grupos de dança, o festival também reuniu guloseimas típicas do período junino.

Amazonianarede-TVAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.