Manaus – “Rosina, a garota de Sevilha – De Capitu a Amélia” é a Vesperal Lírica Bradesco que será exibida neste domingo, dia 4 de maio, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, zona sul), às 19h, dentro da programação do 18º Festival Amazonas de Ópera, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
O espetáculo conceitual é baseado na personagem Rosina, secundária nas óperas “O Barbeiro de Sevilha” (nas versões de Paisiello e na mais conhecida de Rossini), “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “A Mãe Culpada”, do francês Darius Milhaud, que por sua vez, tiveram como inspiração três romances do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron, de Beaumarchais, nos quais o protagonista é um barbeiro da cidade espanhola de Sevilha chamado Fígaro.
Modelo idealizado e clássico da mulher em uma sociedade opressora, o concerto, composto de trechos das peças que fazem alusão à personagem, tem ao piano o solista Hilo Carriel, direção musical de Zacarias Fernandes e direção cênica de Roger Barbosa.
“O recital retrata esta figura relacionando com dois estereótipos femininos brasileiros, Capitu, do livro Dom Casmurro de Machado de Assis e a Amélia da música de Mário Lago”, explica Fernandes.
Elenco – Também estão no elenco Raquel de Queiroz como Rosina, Fabiano Cardoso e Allex Herculano no papel de Conde de Almaviva, Ramakris Elessondres (Fígaro), Carol Martins (Suzanna), Roberto Paulo (Bartolo), Márcio Cruz e Everaldo Barbosa (Basílio), Jaiana Silva (Berta), Meire Vieira (Marcellina), Joubert Júnior (Fiorello), Dídia Haydée Soares (Barbarina) e Edilson Cardoso como Cherubino.
Outras récitas – Além da estreia no dia 4 de maio, “Rosina, a garota de Sevilha – De Capitu a Amélia” tem outras três apresentações confirmadas na programação do festival: dia 6, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste); dia 8, no Centro de Convivência Padre Vignola (avenida Noel Nutles, nº 119, núcleo 8, Cidade Nova, zona norte) e dia 10, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida, zona sul). Todos os espetáculos começam às 20h.
Para mais informações sobre a programação completa do XVIII Festival Amazonas de Ópera e demais ações e projetos da Secretaria de Estado de Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.
Fonte: Agecom