Festival Amazonas de Ópera encanta plateia no Teatro da Instalação em Manaus

13-05operaManaus – As diversas facetas do amor – perdido, irônico, impossível – foram celebradas no repertório executado pela soprano Daniella Carvalho e pelo pianista André dos Santos no recital Bradesco realizado na noite de segunda-feira, 12, no Teatro da Instalação, no Centro, zona sul de Manaus.
Intitulado “Jóias do Coração”, o espetáculo reuniu composições de importantes compositores do século 20, como Leonard Bernstein (1918-1990), Francis Poulenc (1899-1963) e William Bolcom (1938-).

A quarta sessão da série recitais Bradesco integrou a programação do 18º Festival Amazonas de Ópera, evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

Tendo como ponto de partida o impressionismo de Claude Debussy (1862-1918), representado nas peças “Harmonie du Soir” e “Le jet d’eau”, o programa abriu espaço para a variedade de estilos. Na ocasião, o público pôde conferir desde canções clássicas espanholas – como “Del cabello mas sutil”, do catalão Fernando Obradors (1897-1945) – ao cabaré de inspiração contemporânea de Bolcom.

Em “George”, Daniella exibiu sofisticada presença cênica que, amparada pelo virtuosismo vocal, justifica os elogios da crítica internacional. “As letras de Bolcom abordam temas politicamente incorretos, baseadas na observação dos relacionamentos e dos eventos cotidianos”, explica ela.

Sensibilização – Grande parte do repertório – escolhido por Daniela – foi interpretado pela primeira vez em concerto beneficente realizado em janeiro de 2012, no Carnegie Hall, uma das mais conceituadas salas de espetáculos de Nova York. “É uma grande satisfação repetir essa experiência. São canções pensadas para sensibilizar as pessoas”, diz a cantora, que reside nos Estados Unidos há 16 anos.

O recital contou ainda com a participação da violoncelista búlgara Adriana Velikova em duas canções: “Butcher´s Death”, do compositor e bandeonista argentino Astor Piazzolla (1921-1992), e “Dream With Me”, peça escrita por Bernstein para o musical “Peter Pan”. “Trata-se de composições bastante diferentes. A primeira (instrumental, executada com o pianista André dos Santos) é marcante, repleta de efeitos. Já a criação de Bernstein caracteriza-se pelo lirismo”, explica Velikova.

Mais atrações – A próxima sessão da série recitais Bradesco vai contemplar grandes nomes da música brasileira, como Villa-Lobos, Francisca Gonzaga e Cláudio Santoro, entre outros. A apresentação ocorre na segunda-feira, 19, a partir das 20h, no Teatro da Instalação.

Fonte: Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.