A tradicional procissão ocorre no sábado (8). Celebrações incluem ainda Feira da Solidariedade.
Manaus AM – – Procissão, missas e ofícios estão na programação deste sábado (8), da Catedral Metropolitana de Manaus – Igreja da Matriz, situada no Centro Histórico -, pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, considerada a padroeira de Manaus e do estado do Amazonas. Os festejos incluem ainda a Feira da Solidariedade e uma cicloprocissão em alusão à data.
São 359 anos de tradição de festa de Nossa Senhora da Conceição no estado, que este ano traz como tema “Acolhei-vos uns aos outros como Cristo nos acolheu”. Segundo o pároco da Catedral, padre Hudson Ribeiro, o tema busca incentivar a população a ser mais acolhedora e prezar pelo respeito ao próximo, como a presença dos venezuelanos na capital.
“A gente sabe da expressiva chegada desses estrangeiros, e temos trabalhado incessantemente para acolher essas pessoas de forma que elas se sintam abraçadas e possam encontrar o refúgio que vieram em busca.
A gente quer a igreja cada vez mais acolhedora, uma sociedade que imprima uma cultura da acolhida. Temos diferenças culturais, uma fronteira que nos separa, mas em Cristo todos somos irmãos e irmãs”, explicou o pároco da Catedral.
Em Manaus, as festividades em honra à Nossa Senhora da Conceição iniciaram no dia 29 de novembro, com o novenário voltado à santa. Durante a semana, celebrações eucarísticas e adorações reuniram fiéis na catedral.
Programação
As atividades começam logo pela manhã, com uma missa realizada às 7h30 e outra às 10h, na Catedral Metropolitana de Manaus, a Matriz.
Paralelamente, acontece a concentração da ciclo procissão, em frente à Arena Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery. A cicloprocissão sairá às 8h, em direção à Igreja da Matriz. Para participar, basta comparecer na concentração com bicicleta e equipamento de segurança.
“Esta é a terceira edição da cicloprocissão. É um momento de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição, que nos protege em nossas viagens. Sabemos que a mobilidade urbana ainda tem suas limitações e queremos agradecer pela graça da proteção e segurança para nós, ciclistas.
Este é um momento também de convidar as famílias a participarem conosco”, comentou um dos organizadores da cicloprocissão, Onofre Martins.
Às 10h, será realizada a chamada “Catedral Cultural – Missa com Arte”, que vai contar com a participação da cantora amazonense Eliana Printes.
Durante a tarde, acontece a oração do terço na Catedral, que iniciará às 15h. Já às 16h30, acontece a saída da tradicional procissão, que percorrerá as ruas do Centro Histórico da capital, seguida da missa campal, que receberá a participação de haitianos, venezuelanos e índios das etnias Satere-Mawé e Tucano, que farão preces na língua nativa.
O encerramento dos festejos do Dia de Nossa Senhora da Conceição acontecerá logo após a missa campal, na Praça da Matriz.
Atrações musicais como Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Grupo Sangue Novo e Grupo Kabanos estão na programação do evento.
Feira da Solidariedade
Junto com os festejos de Nossa Senhora da Conceição será realizada a Feira da Solidariedade, que conta com o apoio da Cáritas Arquidiocesana, nas sexta-feira (8) e sábado (9), na área externa da Igreja da Matriz.
Barracas com comidas, guloseimas e artesanato dos projetos sociais das pastorais e de grupos de iniciativa da economia solidária estarão no local para receber os visitantes.
A feira funcionará das 8h às 22h, nos dois dias, e receberá, ainda, atividades culturais durante a programação.
A programação conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Amazoninarede-G1