Festa do Divino do Guaporé é patrimônio imaterial

devoção e fé na festa do Divino de Guaporé
devoção e fé na festa do Divino de Guaporé
devoção e fé na festa do Divino de Guaporé

Amazônia – A Festa do Divino 2015, começou domingo de Páscoa dia 5, com a saída do Batelão do Divino saindo de Porto Rolim (Alta Floresta), com os símbolos Coroa, Mastro e Bandeira e só chegou em Pimenteiras no dia 19 de maio onde permanece até o encerramento da festa no dia 24. É a 121ª edição da festa que em Rondônia é fluvial.

A origem do festejo remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.

Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal, Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes.

Na romaria aquática, a participação é intensa
Na romaria aquática, a participação é intensa

“A cultura é uma parte importante da economia e trabalhando juntos podemos avançar e manter a pratica cultural”. Destacou a superintendente do Iphan Mônica Castro.

Participaram da reuniam os técnicos da Gerência de Cultutra- Secel Lucas Varanda e Ednair Nasciemento além do Gerente de Cultura Fabiano Barros.

Amazonianarede-Diário da Amazonia

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.