Ex-tenista Carlos Kirmayr ministra palestra na Fundação Matias Machline

Ex-tenista Carlos Kirmayr ministra palestra na Fundação Matias Machline( foto intrnet)

Manaus, AM – Considerado por analistas esportivos e críticos de tênis como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta, o ex-tenista Carlos Alberto Kirmayr ministrará palestra para alunos e ex-alunos da Fundação Matias Machline (FMM), hoje (19), às 14h, sobre o programa que prepara crianças e jovens de baixa renda para estudar e jogar tênis em universidades norte-americanas.

Kirmayr vem a Manaus para tomar posse no Conselho Deliberativo da FMM, que também possui um projeto social sem fins lucrativos, garantindo educação de excelência a jovens carentes, na capital amazonense.

Preparando jovens para o Mundo

No programa Kirmayr Prep School, o ex-tenista prepara os jovens, não apenas para o ingresso em uma universidade americana, mas também os desenvolvem como cidadãos para enfrentar o Mundo, através de uma formação acadêmica baseada no foco, na disciplina e no auto-conhecimento.

O programa faz parte do Kirmayr Tennis Experience, uma nova maneira de viver o tênis, sediado no Centro de Treinamento Kirmayr (CTK), instalado em Serra Negra, no interior de São Paulo.

No CTK, crianças e jovens têm acesso a clínicas de tênis que são referência em treinamento intensivo de curto e médio prazo. Em cerca de 30 anos de existência, mais de 10 mil passaram pelo programa.

O início  

Um dos melhores tenistas brasileiros de duplas de todos os tempos, Kirmayr, o ‘Destro’, deu as primeiras raquetadas aos 4 anos de idade, no clube Banespa, em São Paulo. Ainda criança, já chamava a atenção pela qualidade que demonstrava nos primeiros campeonatos.

Aos 11 anos, conquistou o vice-campeonato brasileiro na categoria 12 anos. Isso o motivou a persistir no esporte, que dividia com sua outra paixão: a música. Por três anos, chegou a atuar como baterista de uma banda que ajudou a formar.

A ida para os Estados Unidos aconteceu aos 17 anos, quando foi estudar e jogar pelo Modesto Junior College. Depois, foram mais dois anos por San Jose State College, onde aprimorou o tênis e ganhou vários títulos universitários.

Em 1971, aos 20 anos, teve sua primeira chance na equipe nacional que disputava a Copa Davis e, assim, seguiu sua carreira no tênis, até 1987, quando se retirou do circuito profissional.

Kirmayr defendeu o Brasil na Copa Davis por 15 anos (de 1971 a 1987) e foi o melhor brasileiro no ranking durante cinco anos, derrotando grandes nomes do tênis mundial.  Jogando em duplas, Kirmayr chegou a 28 finais de torneios ATP e alcançou, ao lado de Cássio Motta, o posto de quinta melhor dupla do planeta. Em 1983, os dois tornaram-se os primeiros a participarem do Masters, em Nova Iorque.

Ao encerrar a carreira, Kirmayr tornou-se treinador de tênis. Foi capitão da equipe brasileira da Copa Davis e treinou equipes internacionais, além de tenistas campeãs, como a argentina Gabriela Sabatini, Arantxa Sanchez e Conchita Martínez, somando 22 títulos de simples em cinco anos como técnico no circuito feminino. Treinou, ainda, Cássio Motta, Vanessa Menga, Cédric Pioline e Nicolas Pereira.

Sobre a FMM

A Fundação Matias Machline (Av. Ministro Mário Andreazza, 916 Distrito Industrial) oferece Ensino, Pesquisa e Formação Profissional de qualidade para alunos carentes da rede pública do Amazonas.

O Projeto Social Ensino Médio Profissionalizante da FMM é o de maior relevância da Região Norte, beneficiando mais de 5 mil jovens de Manaus.

Amazoninarede-Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.