Enchente do Negro este ano não assustará ninguém

A enchente do Rio Negro este ano, deverá ser dentro da normalidade

 

A enchente do Rio Negro este ano, deverá ser dentro da normalidade
A enchente do Rio Negro este ano, deverá ser dentro da normalidade

Amazonas – Os ribeirinhos do Rio Negro, podem ficar tranquilos que a enchent deste ano deverá ficará dentro da normalidade e não assustará ninguém. Essa e a previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deu a boa notícia para os ribeirinhos do Negro  nesta segunda-feira (2).

O responsável pelo monitoramento dos rios da Região, confirmou que este ano, a cheia do Rio Negro seja mais branda. Segundo dados do CPRM,  a cota máxima ficará entre 26,90m a 27,50m.

Em 2012, a população do Amazonas sofreu com a cheia histórica, quando rio Negro alcançou a marca de 29,97m. Para o superintendente do CPRM, Marco Antônio, a população pode ficar despreocupada.

“A previsão desse segundo alerta de cheia mostra uma cota abaixo da média. Ou seja, é um número dentro da normalidade que não deve causar grandes transtornos para as comunidades ribeirinhas, seja dentro de Manaus ou no interior do Amazonas”, contou.

Segundo a pesquisadora do CPRM, Luna Gripp, a alteração pode ocorrer conforme a variação do Rio Solimões que influencia na bacia do Rio Negro. Luna ainda destaca que com esta cota, o Rio Negro fica dois metros abaixo da marca considerada de emergência para inundações, chegando aos 29 metros.

 

A cheia deste ano no Rio Negro, não deverá assustar.( As fotos que ilustram a matéria, são de enchentes passadas)
A cheia deste ano no Rio Negro, não deverá assustar.( As fotos que ilustram a matéria, são de enchentes passadas)

“O rio em Tabatinga estava subindo muito rápido, oscilando entre seis e 15 centímetros por dia. Há 10 dias ele está estável, não apresentou nenhuma mudança. Essa situação demora para chegar aqui, mas como lá já normalizou estamos mais tranquilos”, afirmou.O nível do rio está diretamente ligado ao número de chuvas no Amazonas, que está abaixo da média histórica.

Segundo o chefe do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dallarosa, as chuvas devem permanecer abaixo do normal, até adquirir condição de normalidade.

“A condição atual é de transição entre a estação seca e chuvosa. Então, por causa disso os rios da margem direita que trazem maior  contribuição para ao sistema Solimões e Amazonas, começam a receber um volume menor de água”, informou.

Amazonianarede-CPRM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.