Enchente: Defesa Civil preocupada coma áreas de risco

Fiscalização em áreas de risco

area de riscoManaus – A enchente deste já começa a causar preocupações nas autoridades ligadas diretamente com a questão.

A subida das águas do Rio Negro coloca a Defesa Civil Municipal em alerta sobre a possibilidade de cheia recorde, este ano, na orla de Manaus. Nesta sexta- feira (30), agentes do órgão visitaram áreas da cidade que são afetadas todos os anos, pelas enchentes.

A maior preocupação da Defesa Civil de Manaus é as áreas atingidas historicamente pela cheia. Nesta sexta-feira, foi iniciado o levantamento da situação. Segundo dados do Porto de Manaus, que faz a medição diária da subida do rio, o nível dessa sexta-feira era de 23,4 cm, ou seja, 10 centímetros acima do mesmo dia do ano passado.

O agentes percorreram 11 bairros, fazendo o levantamento da subida do rio e da aproximação da água nas casas que podem ser atingidas, no nível máximo da cheia. Todos os lugares foram fotografados e, a partir de agora, vão ser monitorados, para evitar o contato dos moradores com a água.

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também acompanha o trabalho para que, em caso de necessidade, possa atender famílias por meio do Aluguel Social, benefício garantido por lei municipal.

O diretor operacional da Defesa Civil de Manaus, engenheiro Cláudio Belém, disse que um fator relevante para o início dos trabalhos de prevenção é a cheia do Rio Madeira, que, apesar de não passar por Manaus, coloca em alerta o órgão, já que o rio já apresenta, este ano, uma das maiores cheias da história, a exemplo de 2014.

Cláudio Belém disse, ainda, que as reuniões já estão ocorrendo entre a Defesa Civil e os outros órgãos, para a elaboração do plano de contigência.

Bairros como São Jorge, Aparecida, Centro, Presidente Vargas, Betânia, Educandos, Raiz, Mauazinho, Tarumã, Colônia Santo Antônio e Glória são os mais afetados, mas o impacto real da cheia deste ano só vai ser emitido no primeiro alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no mês de março.

Amazonianarede-Semasb

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.