Empresários da indústria apresentarão propostas da FIEAM a candidatos ao Governo do estado, incluindo a reabertura da Br-319

19-07br319Manaus – A conclusão da BR-319 e a implantação de um novo porto compatível com a movimentação de cargas no Amazonas estão entre as propostas que serão apresentadas pela classe empresarial aos candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano.
O documento final, alinhavado em cinco temas principais, foi elaborado pelas Coordenadorias Operacionais da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e apresentado nessa quinta-feira (17) às lideranças da Indústria reunidas na sede da instituição.

De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o documento é resultado de uma série de reuniões das 11 Coordenadorias Operacionais da FIEAM, sob o comando do seu coordenador geral, o empresário Nelson Azevedo, e também do Centro da Indústria do Estrado do Amazonas (CIEAM).

Segundo Antonio Silva, foram incorporadas contribuições dos empresários que foram anexadas às propostas coletivas dos segmentos produtivos do PIM.

O documento, de sete páginas, destaca o sistema de fixação do Processo Produtivo Básico (PPB), segurança jurídica, infraestrutura, formação e treinamento de recursos humanos, planos estratégicos e medidas de caráter complementar.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Políticas Economias e Desenvolvimento Industrial, economista Raimundo Lopes, o PPB é um dos pontos nevrálgicos da indústria local, por isso a sugestão aos candidatos é que seja considerada a inclusão de um representante da classe empresarial e outro do governo no Grupo de Trabalho do PPB, possibilitando discussão e homologação em Manaus do que tange os PPBs para a área da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Em relação à segurança jurídica, Lopes lembrou que o assunto não diz respeito apenas à prorrogação da ZFM, pauta recém-aprovada no Senado Federal e que aguarda a sanção presidencial, mas também do resgate dos direitos e oportunidades do Modelo, em especial a capacidade de investimento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), bem como o seu poder de deliberação e autonomia.

Infraestrutura

Sobre a infraestrutura, foram ressaltadas, além da BR-319 (Manaus-Porto Velho), as obras de conclusão da BR-174 (Manaus-Boa Vista), implantação do novo porto de Manaus, sinalização da hidrovia do rio Madeira e a combinação Rodo-hidroviária de Manaus-Belém-Brasília, construção da segunda pista de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e a conclusão e revitalização da rede de distribuição de energia elétrica através do Linhão que vem de Tucuruí – PA.

Dentre as sugestões de melhorias da infraestrutura em curto prazo, estão: recuperação e manutenção da malha viária da área pioneira do Distrito Industrial (Distrito I); complementação da malha viária da área de expansão do Distrito II, no perímetro cercado; e melhorias das vias e ampliação das opções para escoamento rodoviário e fluvial dos produtos do PIM, em particular dos Distritos I e II, além de outros apontamentos feitos para execução em médio e longo prazo.

“Tivemos inúmeros questionamentos quanto a esse gargalo da ZFM que é a precária infraestrutura, por isso colocamos pontos que venham garantir infraestrutura mínima e uma logística mais palatável para que o nosso Modelo torne-se mais produtivo”, avaliou Lopes.

Na parte da qualificação do trabalhador, as sugestões estão alinhadas à preparação adequada dos recursos humanos ao Polo Industrial de Manaus, aproximando instituição de ensino com a classe empresarial e o setor produtivo para que a demanda seja de fato atendida.

Sobre o plano de estratégia, as sugestões passam por um maior planejamento para atingir o desenvolvimento sustentável da indústria amazonense, estando atentos aos cenários político e econômico do país e as tendências interna e externa do mercado consumidor.

“É preciso identificar os principais entraves ao desenvolvimento industrial, mas já consideramos as propostas de priorizar as ações de implantação dos Polos Naval e Mineral, da consolidação de setores já existentes, além de promover incentivos às novas cadeias produtivas, em pesquisas nas áreas de biotecnologia e atribuindo a efetiva participação do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) em pesquisas e inovações a partir dos recursos naturais de nossa Região”.

As propostas apresentadas são finalizadas com o tópico das medidas de caráter complementares, no sentido da desburocratização das atividades produtivas, para dar celeridade ao ambiente de negócios, com ênfase no Interior do Estado.

A reunião foi dirigida pelo presidente da FIEAM, Antonio Silva, e contou com a presença do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Airton Claudino; do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, e representantes do Polo industrial de Manaus (PIM).

Amazonianarede – FIEAM

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