Em clima junino, Cmei Abelhinha realiza Festival Folclórico

Cmei Abelinha, em clima de São João

 

Cmei Abelinha, em clima de São João
Cmei Abelinha, em clima de São João

Manaus, AM – Em clima de São João o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Abelhinha, localizado no bairro Coroado II, zona Leste, envolveu as cerca de 500 crianças do 1º e 2º período com atividades pedagógicas durante o II Festival Folclórico “Abelhinha na Roça”. A programação ocorreu nesta sexta-feira, 24, apresentando as tradições culturais com de danças folclóricas de várias regiões do país.

O evento contou com a presença de pais e responsáveis, que acompanharam as crianças com a apresentação da quadrilha junina, carimbo, dança brasileira, da peneira, do boneco, além do desfile do Rei e Rainha do Festival, e sorteio de cestas aos participantes.

De acordo com a gestora da escola, Regina Coelli, o festival é uma ação do projeto “Criança Cidadã”, que trabalha as questões de cidadania e a educação fiscal, além de agregar outros três  programas da unidade de ensino com atividades pedagógicas com os alunos. Ela disse que a direção da escola tem a preocupação de realizar o evento respeitando as diretrizes curriculares nacionais.

“É todo um respaldo  legal para nós executamos a festa junina. Nós trabalhamos o desenvolvimento cognitivo da criança para levá-las a conhecerem as tradições culturais do Brasil. É fundamental não perder essa tradição”, explicou.

A gestora disse ainda que foram realizadas algumas experiências trabalhadas na escola, como favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio em vários gêneros e formas de expressão, seja, gestual, verbal, plásticas, dramática e musical. “Além disso, o trabalho ampliou a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas, bem como, possibilitou a interação e o conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras”, completou.

Aprendizado

A operadora de caixa Patrícia Paixão Silva, 26, mãe da aluna do 1º período Isabelly da Paixão dos Santos, 4, gostou muito de toda programação, pois viu de perto o quanto as crianças aprenderam sobre a temática e ao mesmo tempo brincando.

“É um  aprendizado muito bom para nossos filhos, pois esse momento incentiva muito na educação das crianças. Estou sempre presente aqui para prestigiar as festinhas da escola.”, declarou.

O vigilante Samuel Araújo da Silva, 27, pai de Esther dos Santos Costa, 4, aluna do 1º período, foi outro responsável que aprovou a realização da festa. Para ele, a temática trabalhada com as crianças foi assimilada.

“O festival é bom porque as crianças interagiram e participaram das atividades, sem contar que melhora o aprendizado, o crescimento e ajuda no desenvolvimento da própria educação. Foi um bom momento para as crianças se confraternizarem com outros colegas e as professoras da escola”, disse.

Amazonianarede

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.