Em audiência pública na Câmara Federal, governador Omar Aziz defende manutenção do modelo ZFM

Brasília – O governador do Amazonas, Omar Aziz, voltou a defender a prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM), nesta quarta-feira, 19 de março, em audiência pública sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais do modelo, realizada na Câmara Federal, em Brasília (DF), envolvendo a Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Omar Aziz, que acompanhará a votação da PEC da prorrogação da ZFM prevista para esta quarta-feira na Câmara dos Deputados, destacou que o Brasil conhece a importância do modelo para o desenvolvimento do Estado e do país e disse estar confiante na aprovação, em primeiro turno, da proposta que prorroga o modelo por mais 50 anos.

“Estou muito confiante, sei que hoje teremos uma grande vitória. Espero que a Câmara dê hoje uma resposta positiva ao povo amazonense, mostrando que somos brasileiros, que a Amazônia é brasileira”, destacou o governador. Durante a audiência na Câmara, ele ressaltou a ZFM como um modelo gerador de empregos e riquezas, que ajuda a diminuir as desigualdades regionais do país e criticou a política de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Aqueles que questionam os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus deveriam questionar primeiro a desigualdade dos financiamentos com juros subsidiados pelo povo brasileiro, que não prioriza os pequenos. Enquanto que, somente para São Paulo, o BNDES repassa 81 bilhões de reais, para o Amapá apenas 300 milhões de reais são destinados em três anos. Como desenvolver os pequenos? Como desenvolver regiões como o Norte o Nordeste? questionou o governador do Amazonas.

A audiência pública contou, ainda, com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto, do superintendente da Suframa, Thomas Nogueira e de deputados da bancada federal do Amazonas. A proposta de realização da audiência foi de autoria dos deputados Rebecca Garcia e Henrique Oliveira.

Foto: Alex Pazuello/Agecom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.