Em ação noturna, comunidade LGBT e profissionais do sexo recebem orientação sobre DSTs/Aids

Atendimento social à saúde
Atendimento social à saúde
Atendimento social à saúde

Manaus – Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, uma abordagem noturna com foco na população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), além de profissionais do sexo com orientações de prevenção e sobre o diagnóstico precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids)

A ação se concentrou na zona Leste de Manaus, onde os agentes da rede municipal de saúde ofereceram o teste rápido para HIV, distribuíram insumos de prevenção como preservativos femininos, masculinos, além de repassarem orientações sobre as formas de prevenção às DST’s.

A chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Raquel de Souza, explicou que o teste de HIV oferecido nesta abordagem é um processo seguro, sigiloso e acessível, salientando que as unidades básicas de saúde da capital também oferecem este serviço durante o ano todo.

“A Semsa mantém a oferta de testes rápidos em 60 Unidades Básicas de Saúde e a população tem acesso aos serviços de forma ampla. A preocupação com relação aos casos de DST/Aids é muito grande, pois em 2014 foram registrados 1190 novos casos das doenças, um resultado justificado pelo acréscimo no diagnóstico, porém o trabalho de prevenção e alerta é essencial para esclarecer a importância do teste”, disse Adriana Souza.

Além de atividades de prevenção, a Semsa também promoveu ações de combate ao preconceito contra pessoas que vivem com HIV e à discriminação contra a comunidade LGBT, em conversas e orientações sobre os direitos dessas pessoas.

Jaqueline Maldonado, diretora do Núcleo Trans da Associação Garotos da Noite (AGN), ressaltou que a parceria com o órgão para promover a abordagem desses públicos específicos cumpre importante papel no incentivo ao diagnóstico precoce para o HIV, assim como na otimização do tratamento e prevenção de infecções.

“A Semsa vem nos dando apoio e oferecendo parceria há bastante tempo, disponibilizando os testes rápidos e fazendo conosco as ações educativas, pois sabemos que esse é um problema mundial, especialmente em relação à Aids que não tem cura. Fazemos a nossa parte também com prevenção e orientação aos transexuais e travestis, além de conscientização da população”.

A ação contou ainda com a participação da Ouvidoria do Sistema de Segurança Publica do Amazonas, que na ocasião realizou a distribuição de material de divulgação sobre abordagem policial e os números de contato para denúncias de agressões e abuso.

Amazonianarede-Semcom.fotos: Rodemarques Abreu

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.