Dupla amazonense disputa sul-americano juvenil de atletismo na Argentina

(Foto: Michael Dantas – Sejel)

De 18 a 20 de outubro, na cidade de Resistencia (Chaco), na Argentina, os amazonenses Rodrigo Pinheiro e Denner Ribeiro estreiam no cenário internacional disputando o Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Juvenis.

Os atletas são revelações do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), o programa de excelência esportiva do Governo do Amazonas que é executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

A dupla está embalada pelos bons resultados obtidos no Campeonato Caixa de Juvenis realizado no mês de setembro, em São Paulo, quando Rodrigo (63,32m) foi o campeão no lançamento do dardo e Denner (61,66) ficou em segundo, carimbando o passaporte para o Sul-Americano.

Rodrigo Pinheiro, 18, afirma que está preparado para a competição. “Eu aprendi a controlar o meu nervosismo graças às competições nacionais que eu participei este ano. Isso me deu mais experiência”, revelou o atleta nascido no município de Iranduba e que mora em Manaus.

Outro atleta revelado no interior é Denner Ribeiro, 18, do município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus em linha reta) e hoje morador da Vila Olímpica. Para sua estreia internacional, ele garante que fará de tudo para voltar da Argentina com uma medalha.

“É o sonho de qualquer atleta representar o Brasil na sua modalidade. Vou dar o melhor de mim para representar bem o Brasil, meu Estado, o Amazonas e principalmente o meu município, Barreirinha, onde está toda a minha família”, declarou Denner.

A treinadora da dupla, Margareth Bahia, também fará parte da equipe e, a convite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) será chefe da missão (delegação) e comandará aproximadamente 100 atletas. Quanto aos atletas amazonenses, ela é enfática ao dizer que eles têm grandes chances de conquistar medalhas.

“Eles treinaram bastante e espero muito que eles voltem. O Amazonas tem uma grande história de bons medalhistas no lançamento de dardo”, frisou Bahia, destacando outros talentos locais como Jander Cardoso (Parintins) e Alexon Maximiano (Manacapuru).

Rodrigo, Denner e Margareth viajaram para a Argentina nesta terça-feira, 15 de outubro, às 16h.

CONVOCAÇÃO

Os integrantes da seleção brasileira foram chamados com base nos resultados do Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis. Rodrigo Pinheiro e Denner Ribeiro são os únicos amazonenses que estão entre os quase 100 atletas convocados.

O Brasil tentará manter a hegemonia continental na categoria até 19 anos. Na última edição, disputada em 2011, em Medellín, na Colômbia, a equipe foi campeã no masculino e no feminino, somando 462 pontos. Os brasileiros ganharam 49 medalhas, sendo 23 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze, ficando à frente da Colômbia e da Argentina, segunda e terceira colocadas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.