Dia do Exército Brasileiro é comemorado nesta sexta

Rio Branco – Hoje, 19 de abril, comemora-se o Dia do Exército Brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648.

O Brasil possui 3 forças armadas responsáveis pela defesa do país, e o Exército é uma delas.

Os homens e mulheres que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes desta corporação. No Acre, em Rio Branco e nas regiões de fronteira, atuam mais de 900 soldados do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º Bis).

João Ávila, tenente-coronel e comandante do batalhão, destacou as missões realizadas. “Trabalhamos com as missões institucionais, que são vigiar a faixa de fronteira, promover operações militares dentro da nossa área de responsabilidade e participar de ações subsidiárias, cooperando com os órgãos municipais e do Estado. O Exército está pronto para ajudar, quando for necessário. No ano passado, trabalhamos na grande alagação que ocorreu e neste ano fizemos uma parceria com a Defesa Civil estadual e municipal, socorrendo as vítimas da enchente”.

No último dia 2 de abril, foi deflagrada a Operação ‘Curare V’, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas, armas e munições, garimpos ilegais, tráfico de animais silvestres, entre outras práticas ilegais. “A operação é de combate a delitos transfronteiriços e que está abrangendo todo o Estado. O nosso batalhão participa, sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho/RO. De lá saem as diretrizes para o cumprimento da missão. O balanço tem sido altamente positivo e, até o momento, há um grande êxito, com apreensões de várias ordens e também inibindo as ações criminosas dentro da nossa área de responsabilidade”, explicou o comandante.

Para 2015, está prevista a instalação de uma brigada militar em Rio Branco, ressaltou o comandante. “Existe a previsão, um cronograma de instalação e organizações militares ao longo de todo o território. Há muito tempo é visualizado que no Acre, particularmente em Rio Branco, deve-se ter uma presença de peso, com o maior número de militares”.

Em alusão à data, atividades foram desenvolvidas ao longo do dia. “Hoje é o dia do nascimento do Exército Brasileiro. O Exército é o fruto de um trabalho histórico. Faremos uma exposição de equipamentos militares e apresentação da banda de música no shopping e, às 19h, na Praça da Revolução, realizaremos uma solenidade militar, na qual entregaremos medalhas em comemoração a esta data tão especial”, concluiu João.

Fonte – A Gazeta do AC

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.