Delegado produz cartilha sobre a história da polícia civil no Estado

Manaus – Uma cartilha que registra toda a trajetória da atuação da Polícia Civil no Amazonas foi lançada nessa quinta-feira (25) em Manaus, capital do Estado. A publicação, intitulada “História Concisa da Polícia Civil no Amazonas”, foi produzida e escrita pelo Delegado de Polícia Pontes Filho, assessor técnico da instituição.

Em 28 páginas, é possível conhecer as diversas fases da Polícia Civil, desde a fundação do órgão no Amazonas, as transformações no tempo e o período republicano, além do trabalho junto aos cidadãos e da gestão atual.

“O nosso propósito é contribuir com a formação e a valorização da memória da instituição e também para o desenvolvimento da cultura do órgão”, disse Pontes. O lançamento da cartilha ocorreu nessa quinta-feira (25), no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, durante a cerimônia de abertura da terceira edição da ‘Semana do Policial’, promovida pela Associação de Delegados de Polícia do Estado (Adepol-AM), em parceria com o Governo do Estado e Polícia Civil do Amazonas.

O evento, em comemoração ao Dia do Policial, celebrado em 21 de abril, contou a presença do Delegado Geral, Josué Rocha, Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, delegados, investigadores e demais servidores da Polícia Civil, dentre outras autoridades de Segurança Pública do Estado.

Segundo o Delegado Pontes Filho, todo o processo de pesquisa até a composição das páginas durou cerca de cinco meses. “Utilizei arquivos do século passado para cá”, disse ele. Entre as fontes de informação utilizadas estão arquivos digitais e físicos, como livros institucionais, arquivos bibliográficos, leis e decretos, como a Constituição Federal, a Constituição do Estado e também o Estatuto da Polícia Civil do Amazonas.

Durante os cinco meses de produção, segundo o Delegado, houve a preocupação para que o conteúdo do livro fosse acessível a diferentes públicos. “Esse é um material didático feito de modo simples e direto, para ser fácil de ler e entender”, disse. A motivação para realizar esse trabalho surgiu da experiência do Delegado Pontes Filho na produção de pesquisas científicas. “Já trabalho com a memória e a história em Ciências Sociais e isso me impulsionou a contribuir com a Polícia Civil”, argumentou.

Dois mil exemplares da cartilha foram produzidos. O material ficará disponível aos interessados na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da capital e do interior e também em outros órgãos de Segurança Pública do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.