Cursos do Pronatec abrem inscrições para a área da cultura

Estão abertas as inscrições para 120 vagas em três cursos gratuitos na área de cultura promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). As oportunidades são para os cursos de iluminador cênico, sonoplasta e organizador de eventos, todos de educação profissional.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec no eixo da cultura buscam fomentar as políticas de formação profissional em cultura, fortalecer a economia criativa e o desenvolvimento socioeconômico do País. No Brasil, esse eixo do Pronatec possui 47 cursos que integram o plano estratégico do Ministério da Cultura para os megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil até 2016.

Para participar, os interessados devem se dirigir até o próximo dia 5 de julho, no horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 17h), ao setor de pedagogia do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro (LAOCF – avenida Pedro Teixeira, nº 2.565, Centro de Conveções – Sambódromo, Dom Pedro, zona centro-oeste) e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade (certificado ou declaração da escola). Não é preciso cópia, apenas o documento original, pois o processo de inscrição é feito on-line.

O pedagogo do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, Ricardo Lopes, esclarece que as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, na unidade A do Serviço Social do Transporte e Seccional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) Francisco Saldanha Bezerra, instituição de educação parceira do programa do Governo Federal. O Sest/Senat está localizado na avenida Autaz Mirim, n° 10.118. conjunto Bairro Novo, Jorge Teixeira, zona leste. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 3232-2488 e 3232-1950.

Cursos – Os cursos profissionalizantes de cultura tem duração média de dois meses. Tanto a carga horária quanto a exigência do nível de escolaridade variam conforme o curso. As aulas podem ocorrer no turno matutino (8h – 11h) ou vespertino (14h-17h).

Para Iluminador Cênico, é exigido ensino médio completo. São 20 oportunidades no turno vespertino, com o início das aulas previsto para 8 de julho. O curso possui 160 horas, no qual o aluno vai aprender a executar projetos de iluminação cênica para teatros e demais espaços culturais, incluindo áreas internas e externas.

O curso de Sonoplasta exige ensino fundamental completo e oferece duas turmas (matutino e vespertino), cada uma com 20 alunos. As aulas iniciam também no dia 8 de julho. Nas 200 horas de aula, os estudantes aprenderão a utilizar técnicas e aspectos gerais da produção de áudio, sonoplastia e operações de mesa, para a produção de músicas e efeitos sonoros em produções de rádio e vídeo.

A outra oportunidade é para o curso de Organizador de Eventos, que exige do interessado ensino médio completo. Este é o curso com maior número de vagas (60 das 120), distribuídas em três turmas (duas matutinas e uma vespertina). São 180 horas aulas, nas quais os alunos aprenderão como planejar, organizar, executar e avaliar eventos sociais (casamentos, aniversários, bodas, entre outros), respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.