Contra a PEC 241, técnicos da Ufam deflagram greve a partir do dia 31

Assembleia foi realizada no Bosque da Resistência, no Campus Universitário
Assembleia foi realizada no Bosque da Resistência, no Campus Universitário
Assembleia foi realizada no Bosque da Resistência, no Campus Universitário

MANAUS – Os técnico-administrativos em educação da UFAM (Universidade Federal do Amazonas)aprovaram à proposta de deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 31 (segunda-feira) deste mês, quando será realizada a primeira assembleia de greve para formação do Comando de Greve e deliberar as primeiras ações do movimento. O local e horário ainda serão anunciados, até a próxima quinta-feira (27), pela coordenação do Sintesam.

A decisão foi tomada pela categoria em assembleia geral ordinária realizada pelo Sintesam (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas), na manhã desta terça-feira (25), no Bosque da Resistência, na entrada do Campus Universitário. A categoria também realizou uma panfletagem e um café da manhã, no local, antes do início da assembleia.

A greve é uma orientação nacional da Fasubra Sindical em protesto ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC 241), que impõe o limite dos gastos públicos de acordo com a inflação do ano anterior pelos próximos 20 anos.  Na avaliação da categoria, trata-se do corte de investimentos públicos em áreas vitais como saúde, educação e segurança, que já apresentam graves deficiências de atendimento à sociedade. A greve permanecerá até o desfecho de tramitação da proposta no Congresso Nacional – hoje a PEC será votada em segundo turno.  “Não se trata de uma luta somente por salários, mas pelas nossas vidas e manutenção da universidade pública e de qualidade”, destacou o coordenador geral do Sintesam, Carlos Almeida.

Após as manifestações dos inscritos foi posto em votação a deflagração da greve por tempo indeterminado. A proposta foi aprovada pela expressiva maioria dos presentes, tendo apenas uma abstenção. Os encaminhamentos foram que o dia de hoje será de paralisação, sendo cumprida a programação do dia com um ato público às 16 horas na Bola do Produtor no bairro Jorge Teixeira, articulado pela Frente de Lutas “Fora Temer”Manaus – Contra os ataques e em defesa dos direitos, com panfletagem e palavras de ordem dirigidas à população.

amazonianarede-ascomsintesam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.