Conclave que escolherá próximo Papa pode ser antecipado

Amazonianarede – EFE

Vaticano – O conclave que escolherá o próximo Papa, que sucederá Bento XVI, poderá começar antes de 15 de março, data prevista inicialmente, caso todos os cardeais eleitores se encontrem em Roma, explicou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Em entrevista coletiva, o representante explicou que, além disso, o atual Papa, que renunciará no dia 28 de fevereiro, permanecerá dois meses na residência apostólica de Castelgandolfo antes de se partir para um mosteiro no interior da Cidade do Vaticano.

Segundo Lombardi, na constituição apostólica ‘Universi dominici gregis’ é indicado que o começo do conclave deve acontecer de 15 a 20 dias depois do início da chamada ‘Sé Vacante’, para que haja tempo dos eleitores se deslocarem à Roma.

‘Se todos chegarem antes, pode ser antecipado’, disse o porta-voz do Vaticano. Lombardi confirmou que alguns cardeais corroboraram essa interpretação, completando que informações mais detalhadas sobre essa possibilidade serão divulgadas nos próximos dias.

Sobre o estado de Bento XVI após o anúncio da renúncia, Lombardi comentou que o secretário pessoal do Papa e prefeito da Casa Pontifica, Georg Gaenswein, disse hoje que se pode notar ‘o sentimento de serenidade e distensão, apesar dos dias emocionantes e fatigados’, do líder da Igreja Católica.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.