Comunidades comemoram   melhorias promovidas pela Águas de Manaus através do programa ‘Afluentes’

 Comunidades comemoram   melhorias promovidas pela Águas de Manaus através do programa ‘Afluentes’

O programa criou um canal direto entre líderes comunitários e concessionária. Solicitações das lideranças são recebidas em grupos de WhatsApp e conseguem ser atendidas com rapidez

Manaus AM – Responsável em aproximar líderes comunitários da concessionária Águas de Manaus (novo nome da Manaus Ambiental), o programa ‘Afluentes’ comemora resultados expressivos. Com quatro meses de atividades, o projeto ampliou em quase 200% a adesão de representantes das comunidades.

O ‘Afluentes’ dividiu a capital amazonense em quatros áreas. Para cada uma delas, foi criado um grupo de WhatsApp, instituindo um canal direto entre colaboradores da empresa e os líderes comunitários para solicitação de serviços como conserto de vazamentos, manutenção de rede de esgoto, ligações e expansão das redes de abastecimento.

Rapidez

Com as solicitações dos moradores chegando mais rápido ao conhecimento da Águas de Manaus, o tempo de espera para solucionar as demandas diminuiu consideravelmente. Hoje, 80% dos pedidos são atendidos em menos de 24 horas pelas equipes de campo da concessionária. O ‘Afluentes’ registra, em média, 50 demandas diárias.

Em sua primeira reunião, em agosto, o ‘Afluentes’ iniciou a parceria com cerca de 100 líderes comunitários. Na última semana, em uma reunião no auditório da concessionária, na Ponta do Ismael, o projeto alcançou a marca de 280 representantes de comunidades cadastradas, ultrapassando a meta inicial do programa, que era de 200 registros até o final do ano.

As lideranças ainda conheceram a nova identidade visual da empresa, que passou a se chamar Águas de Manaus no dia 23 de novembro. Os líderes também tiveram a oportunidade de apresentar suas solicitações diretamente ao diretor-presidente da empresa, Renato Medicis.

“Vocês, líderes, são os olhos e ouvidos das suas comunidades e tem uma importância tremenda para nosso trabalho. Vocês são nossos afluentes, como diz o nome do programa. Queremos seguir juntos nessa parceria para transformar nossa cidade”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus.

Bem recebido

O trabalho do ‘Afluentes’ tem sido bem recebido pela cidade e as ações consideradas positivas pelos líderes e presidentes de associações de moradores. Para Elenilson Silva, do bairro Gilberto Mestrinho, a mudança foi significativa. “Hoje as lideranças comunitárias têm voz e vez dentro da empresa e isso é muito importante. Jamais tivemos esse contato direto. Hoje, estamos sendo ouvidos e nossas solicitações atendidas”, revelou Elenilson.

O líder comunitário do Jorge Teixeira, Edivan Alves, agradeceu a parceria com a concessionária e disse que o ‘Afluentes’ melhorou bastante o abastecimento na zona Leste. ”Atualmente, existe uma inclusão dos moradores e uma linha direta na comunicação das demandas dos bairros com a execução dos serviços”, disse.

Liderança do bairro João Paulo II, na zona Leste, Adriano Félix, destacou a agilidade no atendimento por parte da concessionária. “Somos privilegiados por ter essa parceria com a Águas de Manaus. Se eu ligar ou mandar uma mensagem no grupo pela manhã, o problema geralmente é resolvido em poucas horas. Isso demorava semanas e até meses antes. Perdi a conta de quantos ofícios entreguei por aí para resolver coisas simples. Agora, tudo mudou. Temos um atendimento e um serviço de excelência”, declarou.

Diferencial

Para Ana Maria dos Santos, líder da comunidade da Vila Mamão, na zona Sul, a forma com que a concessionária trata as solicitações dos moradores é o grande diferencial. “Desde que a nova gestão assumiu, estamos sendo tratados de maneira bem diferente. Nós, como líderes comunitários, sempre precisamos desse apoio que hoje temos da empresa. Hoje, a nossa comunidade tem a certeza de que a Águas de Manaus é uma empresa parceira”, disse Ana.

Além de atendimento personalizado e prioritário às lideranças comunitárias, realizado pela equipe de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, as ações do programa incluem: visitas às associações de moradores, rodas de conversas, palestras nos bairros e encontros com representantes da companhia.

Os líderes são convidados para participar de eventos importantes para a comunidade às quais representam, como lançamentos e inaugurações de obras.

Identificação de locais

O ‘Afluentes’ também ajudou a identificar locais que necessitavam de extensões na rede de abastecimento de água. Assim, quase 5 mil metros de novas redes foram construídas por demandas que chegaram na empresa através dos próprios moradores, em comunidades como o Braga Mendes, Jesus Me Deu, Nossa Senhora de Fátima e Cidade de Deus.

A Águas de Manaus é uma empresa do grupo Aegea, que é a maior companhia privada do setor de saneamento do Brasil. Desde o dia 15 de junho, a Aegea comanda a concessão da capital amazonense.

Além de Manaus, a Aegea opera em 49 municípios nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí, atendendo mais de 7,6 milhões de pessoas.

Amazonianarede-Aguas de Manaus

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.