Compra de computadores e tablets será transmitida pela TV Câmara

Amazonianarede – CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB), assegurou que a licitação destinada à compra dos novos equipamentos de informática com o objetivo de atender às necessidades do Legislativo municipal será transmitida pela TV Câmara (canal 99) e também pela internet por meio do site da instituição.

O certame ocorrerá no dia 13 de março, às 8h, no Plenário da CMM. O anúncio da concorrência foi publicado na edição de 8 de fevereiro do Diário Oficial do Município (DOM) e o presidente Bosco Saraiva determinou a publicação do aviso em todos os jornais impressos em circulação na cidade, o que deverá ocorrer já na segunda-feira, dia 18.

“Vamos dar toda a publicidade devida nesse processo de compra”, declarou o parlamentar.

No total serão adquiridos 266 desktops, 53 notebooks, 45 tablets, 41 máquinas fotográficas, acessórios como baterias, microfones, cartões, servidores de backups, de sistemas e impressoras. Todos os equipamentos serão destinados ao trabalho dos servidores e dos parlamentares.

Conforme cotação prévia de preço feita pela Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Manaus, os valores do investimento na aquisição dos novos equipamentos poderão ficar em meados de R$ 1,4 milhão.

“Vencerá a melhor proposta de preço. Estamos renovando toda a nossa infraestrutura de informática da CMM. Muitas máquinas, quase 90% ainda são 486, são máquinas lentas e que ficaram defasadas aos longo dos últimos tempos. Muito em breve teremos gabinetes e setores mais modernos, com equipamentos que poderão agilizar e muito o processo legislativo. Muitas dessas máquinas serão usadas pelos vereadores para que eles possam se comunicar melhor com a população e trazer as demandas para a CMM”, disse o presidente.

Bosco Saraiva assegurou ainda que o investimento somente está sendo possível graças ao cancelamento da compra do novo painel do Plenário determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

“Cumprimos a determinação do TCE-AM pois a licitação do painel, conforme o Tribunal, estava com irregularidades e conseguimos então assegurar um investimento cuja amplitude será ainda maior. Com isso conseguimos ajustar o painel antigo para que funcione com os dados dos 41 vereadores e também equipar os gabinetes e demais setores essenciais ao funcionamento do legislativo municipal. Isso se chama otimização e responsabilidade com os recursos públicos”, destacou Bosco.

Pregão

Na próxima semana, como forma de reduzir ainda mais os custos com as compras públicas, a Câmara Municipal de Manaus deverá instituir a modalidade pregão presencial. “Temos a certeza de que nossas compras ficarão bem mais baratas com essa modalidade de licitação”, disse o presidente.

Sobre o destino dos computadores antigos, Bosco Saraiva explicou que os bens serão encaminhados para o setor de inservíveis do município de Manaus para que o Poder Executivo promova as doações com a devida autorização do Legislativo municipal. Uma comissão especial deverá ser composta para que os trabalhos de doação sejam iniciados ainda neste primeiro semestre, de forma que os equipamentos possam ser contemplados por uma instituição beneficente.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Dircom
Fotografia: Rogério Santiago 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.