Como repercutiu a vitória de Bolsonaro entre governos e líderes internacionais

Como repercutiu a vitória de Bolsonaro entre governos e líderes internacionais

Paraguai e Argentina pregam trabalho conjunto no futuro. Venezuela parabeniza e pede que prevaleça a ‘não ingerência em assuntos internos’. Chileno Piñera convida Bolsonaro para visita a seu país.

Internacional – A confirmação de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente eleito do Brasil na noite deste domingo (28) levou à pronta manifestação de líderes e governos estrangeiros. Veja abaixo o que eles disseram:

Argentina

O Ministério das Relações Exteriores afirmou no Twitter que a eleição mostra a “fortaleza das instituições democráticas” do Brasil e que deseja aprofundar as relações entre os dois vizinhos.

Renovamos nuestra voluntad de continuar trabajando con el nuevo Gobierno que surge de la decisión del pueblo brasileño para profundizar los vínculos entre ambas naciones y, juntos, seguir trabajando en favor del bienestar de todos los argentinos y brasileños.

Colômbia

“A Colômbia reitera a sua vontade de continuar fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre as duas nações e deseja sucesso ao líder eleito nas funções que assumirá como novo presidente do Brasil”, disse o Ministério das Relações Exteriores colombiano em comunicado.

A mensagem da chancelaria colombiana inclui ainda cumprimentos “ao povo e ao governo do Brasil pelo espírito democrático mostrado na bem-sucedida jornada eleitoral”.

“A relação estratégica entre a Colômbia e o Brasil se caracterizou por uma bem-sucedida cooperação e estreitas relações bilaterais em termos de diálogo político, investimento e comércio, assim como por uma agenda diversificada de impacto positivo para os dois países”, acrescenta a mensagem.

Chile

O presidente Sebastián Piñera parabenizou os brasileiros pela eleição “limpa e democrática” no Twitter. Ele convidou Bolsonaro a visitar o Chile: “Tenho certeza de que trabalharemos com vontade, força e visão de futuro em favor do bem-estar de nossos povos”.

Felicito al pueblo brasileño por una limpia y democrática elección. Felicito a @jairbolsonaro por su gran triunfo electoral.Lo invito a visitar Chile y estoy seguro que trabajaremos con voluntad,fuerza y visión de futuro en favor del bienestar de nuestros pueblos y la integración

Espanha

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez disse no Twitter que o povo brasileiro “decidiu seu futuro para os próximos anos”. “Os desafios serão enormes. O Brasil sempre contará com a Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e mais justa, a esperança que deve iluminar as decisões de todo governante”

El pueblo brasileño ha decidido su futuro para los próximos años. Los desafíos serán enormes. #Brasil siempre contará con España para conseguir una América Latina más igualitaria y más justa, la esperanza que ha de iluminar las decisiones de todo gobernante.

Estados Unidos

Em comunicado, a Casa Branca informou que Donald Trump parabenizou Bolsonaro e o Brasil pelas eleições de domingo. “Ambos expressaram o forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas dos Estados Unidos e do Brasil, e, como líderes regionais, das Américas”, diz nota americana sobre a conversa entre o líder americano e o futuro presidente brasileiro.

Itália

O vice-primeiro-ministro e ministro do Interior Matteo Salvini comemorou que no Brasil “os cidadãos mandaram a esquerda para casa”. “Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a amizade entre nossos povos e nossos governos será agora mais forte!!!”, twittou.

Organização dos Estados Americanos (OEA)

O secretário-geral das Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro saudou Bolsonaro e os brasileiros. “Aplaudimos sua mensagem de verdade e paz” disse ao presidente eleito no Twitter.

Parabenizamos o povo brasileiro pela jornada eleitoral de hoje. Saudamos o Presidente eleito @jairbolsonaro e aplaudimos sua mensagem de verdade e paz. Conte com o compromisso da SG/OEA de trabalhar de forma conjunta pela democracia, #DDHH, segurança e desenvolvimento da região

Peru

O presidente Martin Vizcarra desejou sucesso a Bolsonaro no Twitter e disse que está à disposição para trabalhar em conjunto e aprofundar a relação bilateral de Brasil e Peru.

Paraguai

O presidente Mario Abdo parabenizou o “povo do Brasil” pela eleição e disse que quer trabalhar junto por “democracias mais sólidas na região”, sempre buscando a prosperidade dos povos.

Amazoninarede-Sistema Globo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.