Comissão de Agricultura da Aleam recebe Rede Maniva de Agroecologia

Comissão de Agricultura da Aleam recebe Rede Maniva de Agroecologia

Manaus, AMA Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento, Aquicultura e Desenvolvimento Rural (Comapa) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Dermilson Chagas (PEN), voltou a reunir, nesta terça-feira (5), o Grupo de Trabalho que está elaborando a Política Estadual de Meliponicultura (produção de mel de abelhas sem ferrão). A reunião técnica aconteceu às 14h, no auditório Beth Azize.

A reunião do grupo se deu por conta da apresentação da Rede Maniva de Agroecologia (Rema), pelo seu coordenador geral, engenheiro agrônomo Márcio Menezes, para que os integrantes entendam como funciona uma Rede de produtores e técnicos formada para acabar com a figura do atravessador, produzindo organicamente e escoando a produção diretamente para a mesa do consumidor.

“A Rede Maniva se configura como um movimento social, que tem como objetivo difundir a agricultura orgânica. Viemos aqui hoje para apresentar esse trabalho aos produtores de mel para que isso ajude o Grupo de Trabalho de meliponicultura a configurar sua própria rede”, explicou.

Para o coordenador da Comissão de Agricultura, José Guedes, esse encontro veio fortalecer o trabalho do GT Meliponicultura fazendo com que os produtores e representantes de órgãos públicos presentes à reunião se inspirem no trabalho da Rema e possam alcançar os mesmos resultados.

“Estamos elaborando a Política Estadual de Meliponicultura em conjunto com órgãos públicos, produtores e sociedade civil. Com a definição do que são produtos orgânicos e de como devem ser cultivados será possível estimular a produção e divulgar o trabalho dos produtores”, concluiu.

Estiveram presentes representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Idam), Associação de Criadores de Abelhas do Amazonas (Acam), Aleam e Rema.

Amazonainarede-Aleam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.