Começou a vacinação contra Influenza

Vacinação cona a influenza, jácomeçou
Vacinação cona a influenza, jácomeçou
Vacinação cona a influenza, jácomeçou

A campanha de vacinação contra a Influenza  inicia nesta segunda-feira (27) em todo o Amazonas. A estimativa é de que 932.291 pessoas sejam imunizadas durante a ação, que se estenderá até o dia 22 de maio. Na capital, a meta é vacinar 315.348 pessoas. O Dia ‘D’ de mobilização nacional ocorrerá no sábado, dia 9 de maio. Nacionalmente, a campanha de vacinação contra a Influenza terá início  no dia 4 de maio.

O público alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que é vinculada à Susam e atua na coordenação geral da campanha, informou que as doses de vacina recebidas do Ministério da Saúde já foram distribuídas para os municípios do interior. Da mesma forma, as orientações contidas na Nota Técnica nº12/2015, sobre a execução da campanha foram repassadas às secretarias municipais de Saúde, pela gerência do Programa Estadual de Imunização.

Na capital, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No caso das crianças e dos idosos, também será possível se vacinar nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs),  da Susam.

As ações de pré-campanha seguirão até o dia 8 de maio nas UBSs. O dia “D” de mobilização nacional será em um sábado, dia 9 de maio, com a mobilização de 4.500 profissionais de saúde. A pós-campanha será realizada no período de 10 a 22 de maio, quando a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde com sala de vacina para grupos prioritários.

Durante a campanha, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar documentos como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber vacina.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai montar ainda um serviço de agendamento da vacinação de grupos prioritários impossibilitados de locomoção pelo telefone 0800-280-8280, até o dia 8 de maio, para aplicação da vacina durante o período de pós-campanha.

Amazonianarede-susam

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.