Começa nesta terça o ‘Ronda nos Bairros’ na Zona Norte de Manaus

Ronda no Bairro era baseado na ocupação de territórios e participação das comunidades.

Manaus, AM -O policiamento ostensivo nos moldes do extinto Ronda no Bairro será ativado na Zona Norte de Manaus a partir desta desta terça-feira (14), anunciou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), nesta segunda-feira (13).

Lançado  em 20011 como promessa para reduzir a criminalidade em Manaus, o “Ronda no Bairro” era baseado na ocupação de territórios e participação das comunidades. Em 2014, na gestão do governador cassado José Melo (PROS), o programa deixou de operar nas comunidades.

Na Zona Norte, segundo a SSP-AM, 51 viaturas revitalizadas serão entregues e percorrerão os 11 bairros da região a partir de terça.

A região é a segunda a receber o novo modelo de patrulhamento, que reforça a atuação das forças de segurança em parceria com as comunidades.

Zona Leste

O programa de patrulhamento ostensivo da Polícia Militar (PM) teve início pela Zona Leste no dia 23 de outubro deste ano.

Com o programa, a ronda ostensiva na zona Leste  foi dividida em 41 setores, sendo cada viatura responsável por monitorar uma área de cerca de 1,5 km².

Seguindo os relatórios estatísticos da SSP-AM, o planejamento operacional vai atuar em cima das “manchas criminais”, reforçando o policiamento em regiões com maior índice de ocorrências.

Além dos carros, motocicletas também serão empregadas no policiamento ostensivo, com atuação especial nas regiões e horários considerados críticos nos bairros.

O Ronda no Bairro, que deixou de operar em 2014, era baseado na ocupação de territórios e participação das comunidades. Pelo projeto inicial, a cada 3 quilômetros quadrados, a população teria, exclusivamente para esse perímetro, um efetivo de 18 policiais militares na vigilância ostensiva. Cada setor desse também tinha uma viatura de quatro rodas (equipada com computador, GPS, câmeras) e duas motocicletas.

Amazonianarede-JAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.