Começa hoje a campanha nacional de vacinação contra gripe

Brasília – Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam hoje (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Este ano, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.

A campanha vai até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1), a gripe suína, A (H3N2) e B.

Segundo a gerente do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro, a campanha de vacinação vai capacitar os municípios para que consigam atingir as metas previstas. Este ano, a meta é imunizar mais de 540 mil pessoas nos 102 municípios alagoanos.

Para isso, serão envolvidos 3.500 profissionais da área, 670 veículos e mil salas de vacina espalhadas por todo o Estado. No ano passado, 87,12% do público alvo foi vacinado – percentual acima da média estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 80%.

Amazonas

No Amazonas, milhares de postos estarão espalhadas pela capital e interior. A ordem é cumprir inteiramente a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e no Estado, tanto a Susam, com as secretarias municipais de saúde estarão inteiramente envolvidas na campanha.

Fonte: Redação – MS 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.