CMEI Adelaide Bessa Wanderley é entregue à comunidade

CMEI Adelaide Bessa Wanderley
CMEI Adelaide Bessa Wanderley
Manaus – Os moradores do Conjunto João Paulo, na zona Leste da cidade, participaram na manhã desta quinta-feira (25), juntamente com pais, alunos, professores e o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi,da cerimônia de entrega do Centro Municipal de Educação (CMEI) Professora Adelaide Bessa Wanderley.

O CMEI reabre na Av. Mirra em um prédio novo, que pode ser comparado a qualquer escola particular. Vai atender 501 crianças de quatro a cinco anos, nos turnos matutino e vespertino. A nova unidade de ensino tem 14 salas de aula climatizadas, uma sala do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), área de lazer, refeitório e oito banheiros sendo quatro com acesso para portadores de deficiência física.

Para a diretora do CMEI, professora Flávia do Nascimento, a nova escola é a realização de um desejo antigo tanto da comunidade quanto dos professores. Ela lembra que o antigo prédio não tinha condições de receber os alunos.

“O antigo prédio era na Av. Alecrim e infelizmente a estrutura física não era adequada. Não tinha refeitório e as crianças comiam na sala, quando chovia molhava o prédio porque tinham muitas goteiras. Hoje, essa inauguração representa uma conquista, um alívio enorme de poder receber as crianças em um local adequado para estudar. Esse é um prédio que tem condições de trabalho o que não tínhamos no antigo. Esse local bonito e arrumado nos dá ânimo para trabalhar”, disse.

“A antiga escola era pequena e mal dava pra se locomover. Estou feliz pelo bem-estar da minha filha”, falou Annik Giselle mãe da aluna Ester, 5, do 1º período, que quando perguntada qual das escolas preferia a antiga ou a atual, teve a resposta na ponta da língua. “Eu prefiro essa, é mais bonita”, observou.

Apelo

Durante seu discurso na solenidade de reabertura do CMEI Adelaide Bessa Wanderley, o Secretário Municipal de Educação (Semed) Mauro Lippi, elogiou os professores da rede municipal de ensino pelos índices alcançados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a queda do número da evasão escolar. Ao final ele fez um apelo aos comunitários presentes. “As escolas precisam da contribuição de todos, sobretudo dos alunos e da comunidade para que mantenham e não depredem o nosso patrimônio porque isso é construído com o imposto que vocês pagam”, afirmou.

Homenagem

Adelaide Bessa Wanderley foi uma professora dedicada ao magistério e durante toda sua carreira pedagógica teve como característica marcante a alegria e o prazer na hora de lecionar para os alunos. Começou a dar aulas em 1948 e exerceu a profissão até 1986, quando se aposentou.

A família da homenageada participou da inauguração e o irmão caçula da patrona, Dr. Manoel Bessa Filho, relembrou em sua fala a lealdade da irmã com o magistério.“O exemplo da Adelaide como professora foi marcado pela dedicação ao seu trabalho. Ela trabalhou na alfabetização de adultos e me lembro que mesmo chegando cansada em casa ela sempre estava sorridente. Ele conhecia os alunos pelo nome e dedicava carinho a eles. Isso é um exemplo de amor pela educação”, afirmou.

(FOTO: MARCIO JAMES / SEMCOM)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.