Manaus, AM – A forte chuva que caiu hoje em Manaus, acompanhada de forte ventania, causou sérios transtornos à cidade e alguns trabalhos a mas para a defesa civil, que teve que atender a vários chamados.
A chuva estava nas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que divulgamos pela manhã, e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).
Horas antes, o SIPAM divulgou um alerta informando que as imagens do radar e do satélite meteorológico de Manaus mostravam uma grande área com formação nebulosa a 84 Km da capital, que se deslocava do sudoeste em direção à cidade, com uma velocidade em torno de 19 Km/h, e que deveria chegar à cidade no final da manhã, como aconteceu.
A forte chuva chegou com ventos fortes e trovoadas isoladas. De acordo com moradores do Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul de Manaus, a ventania chegou a preocupar quem estava em casa, com “tudo voando” pela área residencial. Alguns moradores calcularam ventos de até 60 km.
Em frente ao cemitério Santa Helena, também na zona Centro-Sul, um fio de alta tensão caiu sobre um caminhão e a
área teve de ser isolada.
Em vários bairros, o temporal derrubou árvores e fornecimento de energia elétrica foi interrompido por causa do temporal, entre eles o bairro de Flores.
Segundo a Defesa Civil Municipal, durante a chuva, foram registradas duas ocorrências: um destelhamento de casa na Rua João do Rio, na Compensa e um risco de tombamento de árvore na Rua Santo Antônio, na Colônia Terra Nova, na zona Norte da cidade, sem registro de vítima lesionada.
Amazonianaarede-