Centro Integrado de Comando e Controle manterá operação conjunta em grandes eventos e ocorrências emergenciais

14-07centroManaus – O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), implantado em Manaus pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Amazonas (SSP-AM) para o período da Copa do Mundo, vai manter a operação conjunta de órgãos das esferas municipal, estadual e federal para o monitoramento e definição de estratégias de ação para grandes eventos e em ocorrências emergenciais que exijam ação integrada desses órgãos.
De acordo com o secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, está sendo elaborado um acordo de cooperação técnica que vai envolver aproximadamente 30 órgãos, das três esferas de governo, para que eles mantenham representantes na base do CICC e o funcionamento desse novo modelo de gestão de grandes eventos e situações de crise seja efetivado.

Segundo Dan Câmara, o trabalho integrado dos órgãos de segurança do Estado com outros órgãos como o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Exército, por exemplo, vai além do planejamento de ações e monitoramento de grandes eventos. Permitirá que, em caso de ocorrências emergenciais, os atendimentos sejam feitos de forma mais rápida e eficiente. Dan Câmara cita como exemplo de emergências o acidente que envolveu um microônibus e um caminhão, em março deste ano, com muitas vítimas e que exigiu ação coordenada de vários órgãos de Governo.

“No caso de um acidente como o que ocorreu na avenida Djalma Batista, com esse trabalho integrado, nós vamos poder tomar as decisões de forma muito mais rápida, tratando diretamente com todos os órgãos envolvidos como Bombeiros, Polícia Militar, Manaustrans, Samu, reduzindo o tempo de ação e realizando um melhor atendimento às vítimas e diminuindo o impacto no andamento da cidade”.

O secretário informou, ainda, que um novo sistema de comunicação entre os órgãos está sendo testado, também para dar mais agilidade nos atendimentos. Atualmente a comunicação é feita por um sistema de rádio, em que só é possível falar com canal por vez. Com o novo sistema, será possível estabelecer uma comunicação direta com todos os envolvidos, facilitando assim a tomada de decisões.

Atualmente o Centro Integrado de Operações se Segurança (Ciops), que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já está funcionando nas dependências do CICC. Também já atuam no CICC o Manaustrans e alguns órgãos da área da Saúde, como Samu e a Vigilância Sanitária.

Dan Câmara também destaca que, mesmo que esse não seja o objetivo principal do novo formato, o trabalho integrado vai gerar impacto também no serviço de segurança oferecido à população diariamente. “Diariamente nós trabalhamos em três áreas. A primeira é a prevenção, que passa pelo monitoramento, seja por câmeras ou in-loco. A segunda é a reativa, que tem a ver diretamente como nosso trabalho aqui, que é a pronta resposta a uma ocorrência e a terceira vem posteriormente, que é o momento investigativo”.

O CICC

O Centro Integrado de Comando e Controle foi inaugurado no dia 02 de junho e utilizado durante a Copa do Mundo de 2014 no monitoramento e segurança dos pontos mais movimentados da cidade como a Arena da Amazônia, FIFA Fan Fest, Aeroporto, Centro da cidade, entre outros.

O CICCR tem 2.700 metros de área construída. Na estrutura se destacam as Salas de Operações, Gerência de Crise e Coordenação e Controle Integrados e de Reunião. A Sala de Operações é dotada de um videowall com 11 metros de largura, composto por 36 telões e uma Central de Atendimento com 35 posições dotadas de telefones e monitores de computador. O local foi preparado para abrigar servidores de diversos órgãos para acompanhamento de ocorrências em grandes eventos.

Investimentos e novas tecnologias

O investimento de mais de R$ 100 milhões, feito pelos Governos do Estado e Federal na área da Segurança Pública, como parte da preparação de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, é um dos principais legados da realização do Mundial em Manaus. Com as novas tecnologias adotadas, estrutura ampliada e contratação e qualificação de servidores, o serviço prestado à população terá mais qualidade, melhorando o trabalho das polícias e aumentando a segurança na cidade.

Desde 2010, quando foram iniciados os trabalhos de preparação para a realização de quatro jogos da Copa do Mundo em Manaus, o Governo do Estado, em conjunto com o Governo Federal, adquiriu equipamentos e tecnologias de última geração, como máscaras contra gases, kit antibombas, lanchas, caminhão anti-tumulto, plataformas de observação elevada, uma delegacia móvel montada em um ônibus adaptado e sistema de imageamento aerotransportado, utilizado em um helicóptero, entre outros.

Esses equipamentos poderão ser utilizados em outros grandes eventos, que venham a ser realizados no Estado, e em ocorrências do dia a dia, como explica o secretário executivo de grandes eventos, coronel Dan Câmara. “O legado para Manaus é enorme. Hoje, por exemplo, o policial que for atender a uma ocorrência de tentativa de roubo de caixa eletrônico, vai poder contar com equipamento moderno de proteção a desarmamento de artefatos explosivos”.

Dan Câmara destaca também que equipamentos como as plataformas elevadas de observação e a delegacia móvel poderão ser utilizados em festas regionais no interior do Estado, como o Festival de Ciranda, em Manacapuru, na Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo, que poderão dispor dessa nova estrutura de monitoramento, que conta com dezoito câmeras, entre elas uma que funciona especialmente à noite.

As forças estaduais de segurança usarão, ainda, as novas lanchas e reboques, 12 no total, e o sistema de imageamento aéreo para suporte em operações. “As lanchas vão possibilitar que nossos rios estejam mais bem guardados e o uso do imageamento aéreo pode nos ajudar, por exemplo, na identificação de focos de queimadas urbanas, que acontecem principalmente nos meses mais quentes”.

Foto: Nathalie Brasil/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.