Cassados os mandatos do prefeito e vice de Presidente Figueiredo

Cassados os mandatos do prefeito Romeiro Mendonça e vice Mario Abrahão, de Presidente Figueiredo

Amazonas – Os acontecimentos políticos  o Amazonas, continuam intensos  e rendendo manchetes na mídia. Agora, por exemplo, a Justiça Eleitoral de Presidente Figueiredo , município que integra  Região Metropolitana  decidiu cassar o atual prefeito Romeiro Mendonça (PSD), e o vice, Mário Abrahão (PDT). O documento foi assinado nesta quinta-feira (14) e cabe recurso. Em nota, os gestores afirmaram que a decisão “não é definitiva”, uma vez que cabe recurso da cassação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), processo ainda não chegou ao órgão. Em nota, prefeitura informou que decisão “não é definitiva”.

A decisão foi assinada pelo juiz Odílio Pereira Costa Neto, da 51ª Zona Eleitoral. O documento não especifica os motivos da cassação, mas define que os políticos ficarão inelegíveis pelo prazo de oito anos. O juiz determina ainda a procedência de novas eleições no município.

De acordo com o secretário da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Waldiney Siqueira, pelo fato da decisão ter sido proferida hoje, o tribunal não teve acesso ao processo, e consequentemente aos motivos que levaram à decisão do juiz.

Siqueira explicou que a decisão cabe recurso e ainda não foi publicada oficialmente. “Para que o prefeito seja afastado, é preciso uma manifestação do TRE. Provavelmente ele vai recorrer. Se o TRE mantiver, ele é afastado e o município recebe novas eleições”, esclareceu.

O secretário disse ainda que o TRE entrará em recesso no dia 20 de dezembro, logo, tanto prefeito quanto o vice continuarão no cargo pelo menos até o dia 22 de janeiro de 2018, data que está marcada a primeira sessão do ano.

Nota da Prefeitura

Em nota, a prefeitura de Presidente Figueiredo disse que a decisão “não é definitiva”, e que apesar do prefeito e vice-prefeito terem os diplomas cassados, há amplas possibilidades de recursos aos tribunais superiores. “Enquanto o processo não chegar ao fim, isto é, quando for declarado o trânsito em julgado, Romeiro  Mendonça e Mário Abrahão permanecem nos cargos”.

A prefeitura disse ainda que a cidade não terá novas eleições. “Até lá, Romeiro e Mário poderão reverter a decisão desfavoravel, provando não haver argumentos ou provas para a não continuidade dos mandatos. Tão logo sejam notificados sobre a decisão, prefeito e vice-prefeito tomarão as medidas judiciais cabíveis, interpondo recurso para reafirmar a inexistência de qualquer ilícito ou irregularidade, em nome da vontade da população que os elegeram”, informou em nota.

Amazobianrede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.