Bumbá Garanhão, da cidade alta, ganha mais um título do Festival Folclórico do Amazonas

A tradicional e festeira “cidade alta”, no bairro do Educandos, onde fica o curral do bumbá Garanhão está em festa com muitas toadas.

O fato é que o bumbá, venceu mais um campeonato no Festival Folclórico do Amazonas, para delírio da sua imensa galera, que foi a loucura expressando na dança o tema pura emoção, defendido pela agremiação durante o Festival na arena armada no Centro Cultural Povos da Amazônia.

Com o 478,7 pontos, o boi-bumbá Garanhão conquistou o bicampeonato no 57º Festival Folclórico do Amazonas. A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

O bumbá homenageou os torcedores do boi da cidade-alta, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus, com o tema ‘Pura emoção’. Em segundo lugar, o Boi Brilhante, com a diferença de dois décimos. Sob penalidade de 0,5 décimos nos itens Auto do Boi e Tribo Indígena, o bumbá Corre Campo ficou em terceiro lugar com 478,3.

De acordo com o presidente do Garanhão, Ivo Moraes, o título tem um sabor de superação, determinação e garra. “O nível do Festival foi muito bom, a disputa foi acirrada e é perceptivel pela diferença de dois décimos entre as pontuações. Essa é a prova de que os bois trabalharam muito e bonito, mas o melhor levou para casa o troféu”, destacou.

O presidente afirmou ainda que depois que os ânimos acalmarem, o trabalho no projeto continua para buscar o tricampeonato.

O boi, do bairro Educandos, abriu a disputa da 57ª edição do Festival Folclórico do Amazonas e apostou no sentimento dos brincantes para conquistar os jurados. Com alegorias bem desenhadas e cores vibrantes, o Garanhão apresentou indumentárias elaboradas e coreografias executadas com precisão. “É a força da cultura do povo”, cantava a torcida para celebrar a apresentação do boi verde e branco.

Os itens femininos fizeram sucesso na apresentação. Adriana Azevêdo (rainha do folclore), Alana Muniz (porta-estandarte) e Francielem Costa (sinhazinha da fazenda) receberam o carinho do público. O Pajé representado por Duquinha mostrou a força do item.

O 57º Festival Folclórico do Amazonas acontecerá até o dia 2 de setembro, no Centro Cultura dos povos da Amazônia.

(Amazonianarede – Redação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.