Beneficiamento do pescado é tema de capacitação em Coari

(Reportagem: Paula Vieira)

Apresentar o pescado em diferentes formas para consumo foi o que agricultores (as) familiares da comunidade Nossa Senhora Aparecida Esperança I aprenderam durante o curso sobre Beneficiamento do Pescado realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no município de Coari (distante a 363 quilômetros de Manaus).

O objetivo foi ampliar o nível de conhecimento teórico e prático do público envolvido, assim como demonstrar técnicas de beneficiamento que priorizam a segurança, higiene e qualidade do produto final.

De acordo com o engenheiro de pesca do IDAM/Coari, Elcides de Oliveira Neto, o curso iniciou com uma pequena introdução sobre a piscicultura, e na parte prática os participantes aprenderam as técnicas de filetagem, retirada de espinhas e trituração. “A ideia é trabalhar com essas técnicas sempre alertando o agricultor para os cuidados com a higiene”, disse.

Segundo Neto, os agricultores da comunidade beneficiada com a capacitação dispõem de uma estação experimental de piscicultura, onde são cultivados peixes da espécie tambaqui. Instalada há mais de três anos, a unidade beneficia cerca de trinta e cinco famílias e conta com a assistência técnica do IDAM periodicamente.

Com o beneficiamento das espécies de tambaqui, tucunaré e curimatã foi possível preparar subprodutos como: fishburguer, almôndegas, nuggets, patê, entre outros.

“O curso mostrou aos agricultores que é possível aumentar a renda familiar com as novas formas de processamento do pescado, além de proporcionar aos consumidores uma variedade maior de produtos nas feiras e mercados locais”, ressaltou o gerente do IDAM/Coari, Dimitri Portugual.

A capacitação contou com apoio do Afrânio César de Souza Pereira (engenheiro de pesca da Prefeitura), Adilson Alves da Cruz (técnico do IDAM/Coari) e Joaquim Monteiro de Souza (aluno do curso técnico em recurso pesqueiro do Centro de Educação Tecnológica-Cetam).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.